Análise: Lula escala diplomacia para defender Moraes


A declaração do secretário de Estado do governo Trump, Marco Rubio, sobre a possibilidade de aplicar sanções contra Alexandre de Moraes, do STF, por supostas violações aos direitos humanos, desencadeou uma crise diplomática entre Brasil e Estados Unidos.

Fontes da diplomacia brasileira avaliam o episódio como grave, utilizando expressões como “interferência” e “ataque à soberania e às instituições brasileiras” para descrever a situação.

A reação do governo brasileiro tem sido cautelosa, priorizando respostas ao nível diplomático, com firmeza, mas longe dos holofotes.

Posicionamento do governo

Por enquanto, o Ministério das Relações Exteriores optou por manter uma postura discreta. No entanto, uma ala do governo defende um posicionamento público mais contundente diante da ameaça americana.

Interlocutores próximos à presidência da República informam que, como o governo norte-americano ainda não tomou nenhuma medida concreta, a avaliação é de que ainda não é o momento adequado para uma reação pública.

A situação permanece em observação pelas autoridades brasileiras, que monitoram de perto os desdobramentos das declarações de Marco Rubio e suas possíveis implicações nas relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.



Veja a matéria completa

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.