Audi RS 3 Sedan: saiba como é pilotar o esportivo de alta performance


Pisar fundo no acelerador e escutar o ronco vigoroso do motor cinco cilindros turbo de 400 cavalos. Essa satisfação está disponível para o consumidor brasileiro com o novo Audi RS 3 Sedan, que volta está sendo oferecido em sua quinta geração. O modelo tem duas versões com preços de até R$ 711.990, para rivalizar com Mercedes-AMG A45 e BMW M2, dentre outros.

Derivado da linha Audi A3, também voltou ao Brasil o RS 3, lançado globalmente em 2011 e comercializado no Brasil até 2019. Sob o capô, o RS 3 mantém o motor 2.5 TFSI de cinco cilindros, que entrega 400 cv entre 5.600 e 7.000 rpm, com torque de 500 Nm disponível já a partir de 2.250 rpm.

Com esse conjunto, o sedã acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos, um número digno de superesportivos. A velocidade máxima é de 250 km/h na versão convencional e chega a 280 km/h na configuração Track.

O câmbio S tronic de sete marchas, banhado a óleo, aliado à tração integral quattro, garante respostas imediatas e excelente distribuição de potência. O diferencial é o sistema de vetorização de torque, que distribui a força de forma independente entre as rodas traseiras. Inclusive, há um modelo que concentra a tração na traseira, possibilitando drift.

A reportagem da CNN experimentou um pouco dessa performance em um teste na pista do Circuito Pan-Americano, em Elias Fausto (SP). Com um Audi RS 6 Avant como carro madrinha, pilotamos o novo RS 3 Sedan Track em comboio com quatro carros. Apesar do carro-madrinha limitar a velocidade, foi possível conferir o desempenho e estabilidade do veículos, sobretudo nas curvas fechadas.

Na reta, com pé embaixo, o carro ruge com vigor e se aproximou dos 180 km/h antes de uma brusca redução para a curva. A rotação passa dos 8.000 rpm e o RS 3 ainda instiga a correr mais. Para quem busca um esportivo em torno dos R$ 700 mil, um brinquedo muito bem-vindo para track days, com espaço de um sedã compacto.

Audi RS 3 Sedan chega ao Brasil com 400 cv e 0 a 100 de 3.8s
Audi RS 3 Sedan se destaca pelo volante com formato hexagonal • Thiago Ventura/CNN

Outro destaque do RS 3 é o modo RS Performance, especialmente calibrado para pistas de corrida. Durante testes realizados no Circuito Pan-Americano, a configuração se mostrou eficaz ao oferecer máxima estabilidade e controle. A dirigibilidade é precisa e equilibrada, transmitindo confiança até mesmo para motoristas menos experientes em condução esportiva.

Estilo agressivo

Visualmente, o RS 3 se diferencia pelo design ainda mais agressivo. A dianteira recebe uma nova grade single-frame em preto brilhante, com enormes entradas de ar e faróis Matrix LED que podem exibir diferentes assinaturas luminosas. Uma delas tem padrão quadriculado de corrida.

Já a traseira reforça a identidade esportiva com um difusor redesenhado, saídas de escape ovaladas e um refletor central inspirado nos carros de competição. A versão Track conta com componentes em fibra de carbono nas saias laterais, retrovisores e aerofólio traseiro, reduzindo o peso.

Audi A3 Sedan (Esquerda) e o novo Audi RS 3 Sedan
Audi A3 Sedan (Esquerda) e o novo Audi RS 3 Sedan • Thiago Ventura/CNN

As rodas de 19 polegadas são de série, mas há diferenças entre as versões:

  • RS 3 Sedan: rodas prateadas com design de dez raios em “Y”, calçadas com pneus 265/30 R19 na dianteira e 245/35 R19 na traseira.

  • RS 3 Sedan Track: rodas pretas, também de dez raios, equipadas com os mesmos pneus, mas adicionando freios de cerâmica com pinças azuis para melhor dissipação de calor em pilotagem extrema.

Por dentro, o Audi RS 3 Sedan se destaca pelo volante com formato hexagonal, bem mais bonito que o A3 Sedan convencional. O sedã conta com bancos esportivos RS, revestidos em microfibra Dinamica e couro sintético, oferecem excelente suporte lateral, garantindo estabilidade em curvas de alta velocidade. Na versão Track, os assentos dianteiros são do tipo concha, feitos de fibra de carbono.

Audi RS 3 Sedan chega ao Brasil com 400 cv e 0 a 100 de 3.8s
Audi RS 3 Sedan chega ao Brasil com 400 cv e 0 a 100 de 3.8s • Divulgação

O painel de instrumentos é dominado pelo Audi Virtual Cockpit Plus de 12,3 polegadas, que exibe informações exclusivas dos modos RS, incluindo Força G, monitoramento de potência e torque e contador de voltas. O carro tem multimídia MMI Touch de 10,1 polegadas oferece conectividade com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, além de um sistema de som premium Sonos 3D de 680W.

O novo RS 3 Sedan mede 4.533 mm de comprimento, 1.851 mm de largura, 1.393 mm de altura e 2.631 mm de entre-eixos. A capacidade do porta-malas é de apenas 321 litros e o tanque de combustível comporta 55 litros.

Entre os itens de segurança, seis airbags, assistente de cruzeiro adaptativo com assistente de emergência. O modelo conta ainda com câmera traseira com visão surround, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), detector de atenção e sonolência do motorista, além do sistema de alerta de saída, tráfego traseiro e mudança de faixa.

Os faróis Matrix LED escurecidos com sequenciamento de luz e pisca dinâmicos contribuem para a segurança, melhorando a visibilidade em diferentes condições de iluminação e sem ofuscar condutores na direção contrária. Além disso, o veículo dispõe de um head-up display, que projeta informações essenciais diretamente no campo de visão do motorista.

O Audi RS 3 Sedan é oferecido em duas versões: RS 3 Sedan, com preço sugerido de R$ 659.990, e RS 3 Sedan Track, que custa R$ 714.990. As cores são Branco Arkona e Verde Kyalami (sólidas); Amarelo Píton, Azul Ascari, Cinza Kemora, Preto Mito e Vermelho Progressivo (metálicas); e Cinza Daytona (perolizada).

Audi RS 3 Sedan chega ao Brasil com 400 cv e 0 a 100 de 3.8s
Audi RS 3 Sedan chega ao Brasil com 400 cv e 0 a 100 de 3.8s • Divulgação

Audi Q7 2025 muda visual e ganha tecnologias; saiba preço



Veja Matéria Completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.