Camarão vendido no Waltmart dos EUA é investigado por conter material radioativo



Camarão cru congelado vendido pela PT. Bahari Makmur Sejati (BMS Foods), da Indonésia, sob a marca Great Value, exclusiva da rede de supermercados Walmart, nos Estados Unidos, estão sob investigação por possível contaminação com Césio-137, isótopo radioativo.

O alerta parte da Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA, na sigla em inglês), agência reguladora norte-americana similar à Anvisa brasileira. A hipótese é que a carga entrou em contato com o material durante o transporte nos contêineres.

O órgão esclarece que, até o momento, nenhum produto com resultado positivo ou alerta para o contaminante entrou no comércio dos Estados Unidos. Apesar disso, o Walmart já anunciou que iniciou o recolhimento dos lotes de produtos que já estavam nas lojas, conforme a BBC.

Em nota, a FDA esclarece que está trabalhando com distribuidores e varejistas que receberam produtos da BMS Foods após a data da primeira detecção de Césio-137 pela Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP), mas de remessas que não apresentaram alerta para o material radioativo, para recomendar que as empresas realizem um recall.

“Em conjunto com outras informações, a FDA determinou que o produto da PT. Bahari Makmur Sejati viola a Lei Federal de Alimentos, Medicamentos e Cosméticos, pois parece ter sido preparado, embalado ou mantido em condições insalubres, podendo ter sido contaminado com Césio-137 e representar um problema de segurança”, destaca a agência.

O camarão cru congelado da BMS Foods é enviado a supermercados Waltmart nos seguintes estados norte-americanos: Alabama, Arkansas, Flórida, Geórgia, Kentucky, Louisiana, Missouri, Mississippi, Ohio, Oklahoma, Pensilvânia, Texas e Virgínia Ocidental.

A FDA orienta que os consumidores da rede Walmart desses locais descartem quaisquer produtos comprados recentemente em três lotes: 8005540-1, 8005538-1 e 8005539-1. Todos têm o dia 15 de março de 2027 como data de validade.

Nível de Césio-137 no camarão

A FDA detectou Césio-137 em uma única remessa de camarão congelado importado da empresa. O nível detectado na remessa retida foi de aproximadamente 68 Bq/kg, abaixo do Nível de Intervenção Derivado da FDA para o contaminante, que é de 1200 Bq/kg.

“Nesse nível, o produto não representaria um risco agudo para os consumidores. Evitar produtos como a remessa testada pela FDA com níveis semelhantes de Césio-137 é uma medida destinada a reduzir a exposição à radiação de baixa intensidade, que pode ter impactos na saúde com a exposição contínua por um longo período”, diz a agência.

A FDA lembra que o principal efeito preocupante para a saúde após exposição prolongada e repetida a baixas doses (por exemplo, através do consumo de alimentos ou água contaminados ao longo do tempo) é um risco elevado de câncer, resultante de danos ao DNA nas células vivas do corpo.

A FDA também emitiu um novo alerta de importação à empresa por contaminação química com o intuito de impedir que os seus produtos entrem em solo norte-americano até que as condições que deram origem à aparente violação sejam resolvidas.



Veja a matéria completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.