Ciclone deve trazer ventania, granizo e fortes pancadas de chuva para hoje



Clima intenso sobre o Sul do país, com formação de ciclone extratropical e pancadas de chuva. Outro destaque vai para o Centro-Oeste, onde a ventania também será forte. Acompanhe a previsão desta terça-feira (19) para todo o país:

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.

Sul

A formação de um novo ciclone extratropical entre o nordeste da Argentina e o Uruguai – e posteriormente a formação de uma nova frente fria associada a ele – deve reforçar e espalhar as instabilidades sobre o Rio Grande do Sul nesta terça-feira.

De acordo com a Climatempo, ainda pela manhã, a metade sul gaúcha já deve contar com a ocorrência de pancadas de chuva com moderada a pontual forte intensidade, seguida por raios e fortes rajadas de vento. No decorrer do dia, a chuva se espalha pelas demais regiões do estado, com risco para temporais acompanhados por fortes ventos e queda de granizo.

À noite, a chuva deve avançar sobre áreas do extremo oeste catarinense e no sudoeste e sul paranaense. Diante do avanço da frente fria, não está descartada a formação de linhas de instabilidades no decorrer das horas subsequentes.

Sudeste

A circulação de ventos úmidos vindos do oceano ainda pode promover a formação de nuvens de chuva sobre o litoral sul de São Paulo e do Espírito Santo. Já nas demais regiões, o predomínio segue sendo de tempo mais aberto, com calor voltando a ganhar força ao longo do dia, na medida em que o ar frio começa a perder influência. Interior paulista e mineiro seguem com alerta para baixa umidade do ar à tarde.

Centro-Oeste

O processo de intensificação e formação do ciclone no sul deve favorecer a formação de instabilidades sobre o oeste e sul de Mato Grosso do Sul, e as pancadas de chuva avançam sobre a região no final da tarde, variando entre moderada e forte intensidade – seguidas por raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo isolado. Segundo a Climatempo, não estão descartados possíveis temporais.

O território sul-mato-grossense também deve receber rajadas de vento, que ocorrem ao longo do dia, com ventos que podem chegar a 90 km/h em toda a metade oeste e sul do estado. Já entre Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal, segue o predomínio de tempo aberto, com destaque para o calor e a baixa umidade do ar à tarde – que segue em níveis críticos.

Nordeste

A circulação de ventos vindos do oceano ainda promove a formação de instabilidades sobre Sergipe e Alagoas, e a chuva segue mais irregular no litoral e parte do leste da Bahia. Em território sergipano e alagoano, há risco para pancadas de chuva com moderada a pontual forte intensidade. Entre Recife (PE) e Natal (RN), as pancadas de chuva acontecem de maneira esporádica no decorrer do dia, variando entre fraca e moderada intensidade. O sertão nordestino segue com predomínio de tempo aberto, calor e umidade baixa presentes.

Norte

A circulação de ventos em níveis mais elevados na atmosfera deve contribuir para que as instabilidades permaneçam restritas apenas em algumas áreas do Amazonas e do sul de Roraima, com pancadas de chuva irregulares e com moderada intensidade ao longo do dia. Acre e Rondônia seguem com predomínio de tempo firme e bastante calor durante o dia. Já o Tocantins se mantém sob atuação da massa de ar seco, com alerta de baixa umidade do ar à tarde.



Veja a matéria completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.