Cúpula de Líderes marca início da COP30 em Belém



Belém do Pará sedia nesta semana a Cúpula de Líderes, evento que marca o início simbólico da COP30 e reafirma o protagonismo do Brasil nas negociações climáticas globais.

O evento conta com a participação de 57 líderes globais e cerca de 150 delegações foram confirmados para participar das discussões. A abertura ocorreu no Centro de Convenções do Parque da Cidade, espaço que será palco da COP30, uma área equivalente a 200 campos de futebol.

A plenária geral começou por volta das 10h50 e contou com discursos de nomes importantes do cenário climático mundial. A secretária-geral da Organização Meteorológica Mundial, Celeste Saulo, destacou que “não há como reescrever as leis da física, mas é possível reescrever o nosso caminho”, em referência à urgência de reduzir emissões de gases de efeito estufa.

Na sequência, o secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou “Implementação, Implementação, Implementação”. Para ele, o tempo das discussões acabou, é hora de agir e implementar as medidas já acordadas.

Em seu discurso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou a importância da Amazônia nas estratégias globais de mitigação climática e defendeu a justiça climática como elemento central do combate à pobreza, à fome e às desigualdades. “Será impossível conter a mudança do clima sem enfrentar as desigualdades dentro das nações e entre elas”, afirmou.



Veja a matéria completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.