Embrapa entrega documento de contribuições para o mutirão global contra a mudança do clima



A dez dias da COP30, que será realizada em Belém, no Pará, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) entregou, nesta sexta-feira (31), em Brasília, um documento com contribuições do setor agropecuário ao mutirão global contra a mudança do clima. O material foi apresentado ao presidente da COP30, André Corrêa do Lago.

O estudo, intitulado “Contribuições da Embrapa para o Mutirão Global contra a Mudança do Clima”, é resultado do projeto Diálogos pelo Clima, que promoveu debates entre maio e outubro deste ano em todos os seis biomas brasileiros Amazônia, Pantanal, Cerrado, Caatinga, Pampa e Mata Atlântica.

Mais de 1,3 mil pessoas participaram dos encontros presenciais, entre pesquisadores do clima, produtores rurais, agricultores familiares, comunidades tradicionais, gestores públicos e representantes do setor privado. Ao todo, cerca de 100 especialistas contribuíram com análises e propostas voltadas à adaptação e mitigação dos efeitos climáticos no campo.

Durante o evento, Corrêa do Lago destacou a importância de ouvir diferentes setores da sociedade na construção de soluções conjuntas. “Precisamos ouvir o Brasil. É por isso que tenho recebido documentos de vários segmentos, inclusive da economia. O melhor da diplomacia é quando a gente realmente está refletindo o que o país pensa”, afirmou.

A entrega do documento marca uma das últimas contribuições oficiais do agronegócio brasileiro antes da COP30, reforçando o papel estratégico da agricultura na agenda climática global.

*Sob supervisão de Luis Roberto Toledo



Veja a matéria completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.