Empresa mensura carbono em mais de 700 mil hectares e avança na produção regenerativa



Uma iniciativa da SLC Agrícola deu origem à maior operação de mensuração de carbono do agronegócio brasileiro, abrangendo mais de 736 mil hectares em 23 fazendas. O projeto gera dados auditáveis e automatizados, com foco não apenas em compensar emissões, mas em impulsionar a produtividade regenerativa.

Segundo Álvaro Dilli, diretor de recursos humanos, sustentabilidade e T.I da SLC Agrícola, a iniciativa começou em 2021, motivada pelo objetivo da empresa de se tornar carbono neutro no escopo 1 e 2 até 2030.

“Diante do volume de dados e da ausência de uma plataforma capaz de integrar todas as informações das lavouras, desenvolvemos uma solução junto a uma startup do nosso hub de inovação”, explica Dilli.

De acordo com Dilli, a plataforma permite automatizar o balanço de emissões e remoções de carbono, superando limitações das metodologias tradicionais baseadas em planilhas. No caso das lavouras de grãos, com uma ou duas safras anuais e cobertura total do solo, o sistema calcula com precisão o quanto de carbono está sendo incorporado ao solo.

Mensuração de carbono

Em 2024, a SLC Agrícola já mensurou 736 mil hectares, registrando uma evolução de mais de 120% nas remoções de carbono em comparação ao ano de 2019. No último ano, foram retiradas 500 mil toneladas de carbono por hectare do solo.

Além de auxiliar na neutralização, a plataforma identifica excedentes que podem ser direcionados para projetos de compensação de carbono, fortalecendo o mercado ambiental.



Veja a matéria completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.