Estados devem ter autonomia para aumentar penas? Assista a “O Grande Debate”


O advogado Vitor Marques e o ex-deputado federal e empresário Alexis Fonteyne discutiram, nesta sexta-feira (6), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h) se os estados devem ter autonomia ou não para aumentar penas criminais.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou na última quinta-feira (5) um projeto de lei complementar que permite a questão. Hoje, a competência é do governo federal. A medida ainda precisa ser analisada em plenário.

A proposta aprovada vai na contramão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança, que dá à União mais competência para tratar da área. De iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o texto deve ser entregue ao Congresso apenas em 2025, após as eleições no Legislativo.

Para Fonteyne, o que está acontecendo é uma discussão ideológica que acaba contaminando o debate. Mas, o projeto de lei da CCJ é inconstitucional, em sua visão.

“Uma vez que a competência de legislar sobre assuntos legais e criminais é apenas da União. O estado não poderia começar a legislar sobre esse assunto”, disse Fonteyne.

Já para Marques, a questão também é inconstitucional.

“Essa é uma discussão que se dá em âmbito nacional e isso está vinculado à história do Brasil. Diferente dos Estados Unidos que têm uma história em que tinha os estados autônomos e independentes e se juntaram, o Brasil nunca foi uma cisão, sempre foi um país central”, disse Marques.



Veja Matéria Completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.