O Governo de Mato Grosso do Sul segue reforçando o acolhimento e a escuta ativa das lideranças que atuam na linha de frente da defesa das mulheres, garantindo que as ações renovadas sejam condizentes com a realidade e eficazes no combate à violência de gênero. Em mais um passo importante para aprimorar essa rede de proteção, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, acompanhou o governador Eduardo Riedel em uma reunião estratégica com representantes de diversos segmentos sociais que trabalham diretamente com a causa.
O encontro, coordenado pela deputada estadual Gleice Jane, contou com a participação de lideranças femininas indígenas, negras, quilombolas e transexuais, além de representantes do Ministério Público, do Poder Judiciário, da Defensoria Pública e da sociedade civil organizada. Todas com relatos sobre os desafios diários enfrentados pelas mulheres em situação de vulnerabilidade e sugestões para fortalecer a rede de apoio no Estado.
O governador Eduardo Riedel destacou que o aprimoramento das Políticas Públicas para as mulheres é uma das prioridades da gestão estadual e que o compromisso do governo é transformar o debate em ações concretas. “O tema da violência contra a mulher é extremamente complexo, pois envolve não apenas segurança, mas também educação, políticas sociais, transporte e diversas outras áreas. Sabemos que temos avanços a alcançar e estamos aqui para ouvir, entender e agir com responsabilidade. Mato Grosso do Sul está comprometido em fortalecer essa rede e dar respostas efetivas para garantir mais segurança e dignidade às mulheres do nosso Estado”, disse.
Barbosinha, que coordena o Grupo de Trabalho (GT) responsável por reestruturar e fortalecer a rede de atendimento às vítimas, ressaltou a importância de manter o diálogo direto com quem atua na linha de frente do combate à violência. “Tenho acompanhou inúmeras reuniões e essa de hoje foi a mais produtiva, porque é plural e traz a manifestação de quem vive na ponta, enfrentando diariamente os desafios dessa causa. Estamos reforçando medidas para reduzir os índices de violência e garantir que a proteção aos agressores seja mais célere. Sul-mato-grossenses, com uma estrutura cada vez mais forte e eficiente”, afirmou.
A secretária de Cidadania, Viviane Luiza, e a subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Manuela Nicodemos, também participaram da reunião e reforçaram o compromisso do governo em tornar Mato Grosso do Sul uma referência na proteção às mulheres.
Com essa escuta ativa e a colaboração de diferentes setores da sociedade, o Estado avança na construção de políticas públicas mais eficazes e na implementação de estratégias que garantem mais segurança, acolhimento e justiça para todas as mulheres sul-mato-grossenses.