Ministro iraniano faz alerta sobre possível expansão do conflito com Israel


Irã já havia ameaçado atacar a infraestrutura energética regional se os israelenses atacassem seus campos de gás; possível ataque é visto como potencial gerador de escalada no conflito.

O ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, alertou Israel contra a expansão do conflito para o restante da região, segundo a agência de notícias estatal iraniana ISNA.

Em um telefonema com o ministro das Relações Exteriores polonês, Araghchi também “avaliou” a possibilidade de Israel atacar instalações petrolíferas iranianas, “pedindo vigilância de todas as partes a esse respeito”, informou a ISNA.

Probióticos usados em frangos ajudam a acelerar o crescimento de alface

Israel tem como alvo a infraestrutura energética do Irã, incluindo o maior campo de gás do mundo, South Pars, que o Irã compartilha com o vizinho Catar, segundo a mídia estatal iraniana.

No domingo (15), uma autoridade de um país do Golfo criticou um ataque a South Pars como “imprudente”, afirmando que “ameaça a segurança energética global, considerando que o campo catariano é uma fonte de energia vital para os EUA, a Europa e o mundo”.

“Este ataque coloca em risco os interesses dos Estados Unidos e de aliados regionais como o Catar e outros”, acrescentou a autoridade.

O Irã já havia ameaçado atacar a infraestrutura energética regional se Israel atacasse seus campos de gás.

“Se começarmos a ver o Irã cumprir sua ameaça de atacar a infraestrutura energética global no GCC (Conselho de Cooperação do Golfo), no Golfo Pérsico… essa é uma escalada que pode realmente atrair os Estados Unidos”, disse o analista Firas Maksad, diretor administrativo da área de Oriente Médio e Norte da África do Eurasia Group, à Becky Anderson, jornalista da CNN americana.

Fonte: CNN Brasil

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.



Veja matéria completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.