Morcegos, gaviões e cabeças de primatas são apreendidos em aeroporto de São Paulo


Durante operação de rotina na última quarta-feira (6), o Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apreendeu, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, mais de 130 animais e partes de alto risco sanitário trazidos por um passageiro vindo da Nigéria.

De acordo com os fiscais, foram interceptados 46 kg de 132 animais e partes, dentre eles: 53 ratos empalhados, 20 passeriformes (classe de aves), 19 cobras, 12 morcegos, nove cabeças de gavião e uma de calau, seis cabeças de bagre, cinco cabeças de papagaio, quatro cabeças de primata e três cabeças de canídeos.

Conforme o Vigiagro, estes materiais podem carregar vírus e patógenos perigosos, como raiva, gripe aviária, ebola, entre outros. Além do risco à saúde humana e animal, representam ameaça à fauna silvestre e à biodiversidade brasileira.

animais apreendidos Aeroporto de Guarulhosanimais apreendidos Aeroporto de Guarulhos
Foto: Divulgação Vigiagro

“Ainda na última semana, no dia 7 de agosto, foram realizadas outras intercepções de alto risco sanitário provenientes da Nigéria pela equipe da Vigiagro. Foram apreendidos 120 quilogramas de vegetais, artigos de madeira bruta, conchas, peixes, ratos, couro e aves”, diz o Mapa, em nota.

Segundo a pasta, todos os produtos são proibidos por não possuírem certificação sanitária, e foram destruídos conforme a legislação vigente.

“O transporte de produtos de origem animal ou vegetal sem autorização prévia do Mapa é proibido e está sujeito à apreensão”, finaliza o Ministério.



Veja a matéria completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.