Passagem de ciclone provoca chuva e ventos acima de 100 km/h neste fim de semana; veja onde



O fim de semana será marcado por contrastes no país. Enquanto o avanço de um ciclone extratropical mantém o tempo fechado e com risco de temporais no Sul e também reforça as instabilidades em áreas do Sudeste e Centro-Oeste, o calor e a baixa umidade do ar continuam predominando no interior do Nordeste.

No Norte, as pancadas de chuva seguem irregulares, com maior intensidade no Amazonas, Acre e Rondônia ao longo dos próximos dias. A condição exige atenção para ventos fortes, volumes elevados de chuva e possíveis transtornos, especialmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e em trechos de São Paulo e Minas Gerais.

Sul

Nesta sexta-feira (7), a formação do ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul espalha instabilidades por todo o estado, com chuva forte, risco de temporais e rajadas de vento que variam de 60 a 90 km/h, podendo superar os 100 km/h no litoral norte gaúcho. Santa Catarina e Paraná também registram pancadas de chuva ao longo do dia, acompanhadas de ventos intensos e possibilidade de alagamentos e queda de energia.

No sábado (8), o sistema se afasta para o oceano, mas ainda mantém chuva no litoral gaúcho, catarinense e paranaense, com rajadas mais fortes especialmente na faixa leste de Santa Catarina. Ao longo da tarde, a chuva perde força e se concentra no litoral.

Já no domingo (9), o tempo volta a ficar mais estável na maior parte da Região Sul, com sol entre nuvens e temperaturas mais agradáveis. Apenas áreas costeiras entre Paraná e Santa Catarina podem ter chuva fraca e isolada.

Sudeste

A sexta-feira (7) segue com pancadas de chuva no litoral e norte de Minas Gerais por causa da frente fria. Entre o fim da tarde e a noite, com o avanço das instabilidades vindas do Sul, a chuva se espalha por São Paulo e parte de Minas, com possibilidade de temporais e rajadas de vento. No Rio de Janeiro e Espírito Santo, a precipitação deve ser mais fraca e isolada.

No sábado (8), a instabilidade se intensifica entre São Paulo, Triângulo Mineiro, centro-sul de Minas e áreas do Rio de Janeiro, com risco de temporais e acumulados elevados.

E no domingo (9), a chuva diminui em São Paulo e se concentra no norte e litoral do estado, enquanto Minas Gerais, Rio e Espírito Santo ainda registram pancadas moderadas a fortes. As temperaturas ficam mais amenas no leste de Minas e na faixa litorânea.

Centro-Oeste

A sexta-feira (7) começa com pancadas de chuva em Mato Grosso e Goiás, que ganham força à tarde. No Mato Grosso do Sul, a chuva aumenta no fim do dia, especialmente no sul do estado, com rajadas de vento intensas.

O sábado (8) segue instável em Mato Grosso, Goiás e grande parte do Mato Grosso do Sul, com risco de temporais.

No domingo (9), o tempo fica mais firme em Mato Grosso do Sul e no sudoeste de Mato Grosso, enquanto Goiás e parte do interior mato-grossense ainda registram pancadas moderadas a fortes.

Nordeste

A frente fria influencia o oeste e sul da Bahia nesta sexta-feira (7), provocando chuva moderada a forte e risco de temporais. Nas demais áreas, o tempo segue firme, com sol e baixa umidade no interior. No sábado (8), a chuva diminui na Bahia e ocorre de forma mais isolada.

E no domingo (9), as instabilidades voltam a ganhar força no oeste e sul baiano, com possibilidade de temporais, enquanto o restante da região segue quente e seco.

Norte

A sexta-feira (7) tem diminuição das instabilidades no Amazonas e Roraima, com chuvas mais fracas e isoladas. Já o centro-sul do Pará, o leste do Amazonas, Tocantins e Roraima podem registrar pancadas moderadas a fortes.

No sábado (8), as chuvas voltam a aumentar no Acre e em Rondônia, enquanto grande parte do Pará e do Amapá permanece com tempo mais firme.

E no domingo (9), a instabilidade se intensifica novamente no Amazonas, Acre, Rondônia e sudeste do Pará, com risco de temporais isolados. No Amapá e norte do Pará, o tempo continua quente e aberto.

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.



Veja a matéria completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.