governo cria cota adicional para importação com alíquota zero


O Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex) aprovou nesta terça-feira a manutenção do cronograma de elevação das tarifas de importação para veículos elétricos e híbridos, mas estabeleceu cotas adicionais de importação com alíquota zero para veículos eletrificados por seis meses, a partir de julho do ano que vem.

Em nota, o Gecex afirmou que a tarifa para a importação de veículos eletrificados montados e semidesmontados (SKD) subirá para 35% a partir de julho, enquanto a alíquota para veículos desmontados (CKD) passará de 14% para 35% a partir de janeiro de 2027.

As cotas adicionais para importação com tarifa zero serão de US$ 463 milhões — mesmo patamar que vigorou até janeiro deste ano, segundo o Gecex — e valerão para veículos CKD e SKD.

Ferramenta do InfoMoney

Baixe agora (e de graça)!

“A medida converge com outras iniciativas do governo voltadas à renovação da frota e ao fortalecimento da inovação e da descarbonização no ecossistema automotivo brasileiro, com veículos mais sustentáveis, que contribuem para a redução das emissões de CO2”, disse o Gecex em nota.

Em comunicado, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) afirmou que “lamenta e vê com grande preocupação” a decisão do órgão.

“A medida é contrária aos interesses dos trabalhadores, das fabricantes nacionais de veículos e das empresas brasileiras de autopeças, como atestaram dezenas de manifestações públicas assinadas por sindicatos, centrais sindicais, federações empresariais e associações da indústria nos últimos dias”, disse a Anfavea.



Veja matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.