Fertilizantes foliares garantem mais produtividade e eficiência com aplicação precisa



Plantas com crescimento saudável, alta produtividade e com um desenvolvimento que promove a sustentabilidade no campo. É com tecnologia de ponta que a Yara tem disponível sua linha de fertilizantes foliares, produtos que são grandes aliados do produtor rural pela eficiência e alta precisão.

Por que o fertilizante foliar é vantajoso? Por ser aplicado diretamente na folha, o produto atende à necessidade da planta de forma mais precisa e evita a subnutrição ou uso em excesso. A adubação foliar permite que os nutrientes sejam absorvidos diretamente pelas folhas, o que acelera a resposta das plantas e maximiza a eficiência da nutrição.

Esse tipo de adubação é indicado para a complementação de nutrientes por exemplo, em estágios específicos da cultura, como em fases de semeadura, floração e enchimento dos grãos. Funcionam como um complemento eficaz a adubação no solo especialmente em estágios críticos do desenvolvimento das culturas. E isso se reflete em mais rentabilidade para o produtor e menor impacto ao meio ambiente.

“Para um bom fertilizante foliar, além da matéria prima de alta qualidade, os produtos possuem em sua formulação, adjuvantes essenciais para o bom desempenho desses produtos na lavoura. São agentes que ajudam na absorção, estabilidade, durabilidade e eficiência dos fertilizantes, potencializando a eficácia da adubação e tornando o manejo mais prático e seguro. Para isso, a Yara investe em pesquisa para entregar qualidade e performance em todos os seus adubos foliares, oferecendo um produto diferenciado”, afirma Thayna Pereira Garcia, analista técnica comercial da empresa.

Resultados

Para obter esses resultados, a empresa oferece a linha YaraVita. Com formulação inovadora, os produtos combinam nutrientes prontamente assimiláveis como o nitrato de cálcio, que melhoram a performance da planta em momentos críticos do seu desenvolvimento. Fortalecer as raízes, melhorar a estrutura celular e aumentar a resistência ao estresse ambiental de várias culturas são vantagens de produtos como YaraVita Balance, YaraVita Bortrac e YaraVita Grãos. A linha tem produtos indicados para grãos, cana-de-açúcar, café e citros.

O produtor José Ricardo Barbosa, de Pirassununga (SP), explica a decisão de adotar a linha da YaraVita no seu pomar de 105 mil pés de laranja. “O plantio de laranja é um planejamento. A qualidade precisa vir desde a muda, porque tem um investimento alto, preparo de solo, tudo que vem antes da muda e depois na condução dela. A gente buscou tecnologia para fazer a produtividade vir antes porque quanto antes começar a produzir, mais cedo ela se paga devido à pressão fitossanitária do greening. E as tecnologias que a gente tem buscado hoje nos ajudam muito”.

Cada produto atende a necessidades específicas, como é o caso do Bortrac, fertilizante foliar concentrado de boro, de fácil aplicação e alta concentração, que favorece o pegamento de flores, frutos e grãos. Ou o YaraVita Balance, que complementa a adubação sólida, melhorando a fotossíntese, a floração e a atividade enzimática em cultivos como citros, cana-de-açúcar e café.

Para lidar com os desafios no campo, a linha YaraAmplix combina nutrientes com uma fração de matriz orgânica, capaz de melhorar a tolerância e permitir a rápida recuperação das plantas ao enfrentarem estresses ambientais, como secas e picos de temperatura ou ainda de manejo, como aplicações de herbicidas. Isso é essencial para a produtividade, já que uma nutrição equilibrada ajuda a reduzir os impactos sofridos pelas plantas em um cenário de mudanças climáticas, evitando assim o abortamento de flores e frutos, por exemplo.

Esses produtos irão otimizar o metabolismo das plantas e permitir a alta eficiência do uso de nutrientes e da água. Características que promovem plantas mais preparadas para enfrentar condições de estresses bióticos e abióticos.

E os resultados na prática? O produtor de Pirassununga conta o que a linha da Yara de matriz orgânica tem proporcionado na lavoura. “O resultado é que aplicação foliar com as tecnologias que os produtos novos oferecem é uma absorção mais rápida e a planta corrige uma deficiência, ajuda no ‘pegamento’ da fruta. É tudo resposta imediata, que na aplicação na raiz demora um pouco mais. No momento certo, com o produto certo, a gente tem um resultado maravilhoso”, conta José.

Além disso, a aplicação de micronutrientes foliares como manganês e zinco em culturas como o tomate, por exemplo, pode ser ajustada para garantir que as plantas recebam esses elementos em momentos críticos de seu ciclo, evitando deficiências que comprometem o desenvolvimento e a qualidade final dos frutos. Desse modo, é possível conseguir um produto final de melhor qualidade, com maior tempo de prateleira e que atenda as demandas específicas de diversos mercados, incluindo a indústria.

Um produto final com melhores características e classificação significa alto valor agregado nas vendas, o que reflete em lucratividade para o agricultor. Em lavouras demonstrativas da Yara, a aplicação de fertilizantes foliares da linha YaraVita, por exemplo, representou um ganho médio de 96 caixas/ha no cultivo de tomate.



Veja a matéria completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.