Operação conjunta liderada pela SENAD Regional 1 em Pedro Juan Caballero e Promotoria de Drogas resultou na incineração de 1.218 quilos de maconha a granel, além da erradicação de três áreas de seis hectares em fase de cultivo, em Colonia San Fernando, distrito de Capitán Bado. Acampamentos, sementes e produtos químicos para a produção de maconha “ice” também foram destruídos.
A grande operação antidrogas ocorreu nesta quarta-feira, (1º), em Colônia San Fernando, distrito de Capitán Bado, departamento de Amambay. A operação, liderada pela SENAD (Agência Nacional de Segurança), com o apoio da Procuradoria-Geral da República e de forças especiais, começou às 9h30 e terminou por volta das 14h.
Durante a operação, 1.218 quilos de maconha picada, distribuídos em 65 sacos, foram incinerados, e três áreas de seis hectares em fase de cultivo foram erradicados. Um saco contendo 5 quilos de sementes suspeitas de serem de maconha também foi apreendido. Três acampamentos improvisados também foram localizados e destruídos na área, juntamente com 11 galões de ingrediente utilizado na produção de maconha “ice”, e dois tubos cilíndricos de metal com suportes, além de diversos pertences.
A operação contou com a participação de agentes da 1ª Delegacia Regional da SENAD de Pedro Juan Caballero, policiais da SENAD e da MBARETE, sob a coordenação da 2ª Promotoria de Drogas de Amambay, Rossana Coronel, e sua equipe. As autoridades destacam que esses procedimentos fazem parte da estratégia de combate ao tráfico de drogas nas áreas de fronteira, com o objetivo de reduzir a produção e o tráfico de maconha no país.



