Semana terá tempo firme em grande parte do país; saiba onde chove



A semana de 20 a 24 de outubro terá predomínio de tempo firme em várias regiões do Brasil, mas algumas áreas vão registrar pancadas de chuva, segundo a previsão do meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller. Neste sentido, as condições influenciam desde a colheita de cultivos de inverno até a semeadura da safra 2025/26.

Confira a previsão por região:

Sul

O tempo fica mais firme na maior parte da região, com chance de pancadas isoladas de chuva no litoral do Paraná e Santa Catarina. As temperaturas seguem mais baixas, principalmente no centro-leste catarinense, Paraná e Serra Gaúcha. A segunda-feira terá frio intenso, com risco de geada apenas nas serras; nas baixadas, mínimas abaixo de 10°C, sem perigo de formação de geada.

Além disso, a temperatura sobe a partir de quarta-feira, ficando entre 25ºC e 28°C. A chuva retorna na sexta-feira com o avanço de uma nova frente fria, trazendo frio e temporais, especialmente no extremo sul do Rio Grande do Sul, com acumulados de até 30 mm, o que pode atrapalhar trabalhos em campo.

Sudeste

As chuvas se concentram ao longo do litoral e em áreas do centro-norte e leste de Minas Gerais, com possibilidade de precipitação no Espírito Santo. As temperaturas permanecem amenas em SP, centro-sul de MG, RJ e ES, com mínimas entre 10°C e 12°C até quarta ou quinta-feira.

Os acumulados de chuva de 15/20 mm nesta segunda ajudam a repor a umidade do solo. O tempo volta a firmar entre terça e quinta-feira, favorecendo o avanço da semeadura da safra 2025/26, enquanto a temperatura máxima no interior paulista pode chegar a 38°C a partir de sexta-feira.

Centro-Oeste

Instabilidades seguem sobre Mato Grosso e centro-norte de Goiás, com chuvas localmente fortes. Até quarta-feira, os acumulados chegam a 30/40 mm, garantindo boa umidade do solo. Já o sul de MT enfrenta cenário mais crítico, com chuvas irregulares e temperaturas elevadas, exigindo cautela nos trabalhos.

Entre sexta e sábado, o calor retorna, com máximas próximas de 40°C, aumentando o risco de estresse térmico para o gado em confinamento e para lavouras recém-semeadas. A expectativa é que, na próxima semana, uma frente fria traga 40/50 mm de chuva para os três estados.

Nordeste

Áreas de instabilidade permanecem ativas no sul e oeste da Bahia, avançando para o sul e interior do Piauí e Maranhão. Até quarta-feira, os acumulados devem atingir 30/40 mm, favorecendo a reposição de umidade.

No litoral da Bahia, entretanto, o volume pode ultrapassar 100 mm, com risco de alagamentos. Em Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Alagoas, a chuva é fraca, de 5/10 mm, apenas aumentando a umidade relativa do ar. No Rio Grande do Norte, o tempo segue quente e seco.

Norte

As instabilidades seguem no Amazonas, centro-sul do Pará, Roraima, Rondônia e pontos isolados do Acre e Amapá. A semana terá bom volume de chuvas, entre 30 e 40 mm, especialmente no Tocantins, Rondônia e centro-sul do Pará, beneficiando pastagens e trabalhos agrícolas da safra 25/26.

Por outro lado, o Amapá e o noroeste do Pará ficam com tempo quente e seco, com máximas próximas de 3°C, aumentando o risco de focos de incêndio.

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.



Veja a matéria completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.