Dourados aprimora políticas públicas capacitando conselheiros da Assistência Social


A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realiza até esta sexta-feira (31) a Capacitação dos Conselheiros da Assistência Social. As atividades acontecem na Câmara Municipal. Iniciado na quarta-feira (29), o evento reúne representantes dos 12 conselhos municipais que atuam junto a outros órgãos no fortalecimento das políticas públicas e na defesa dos direitos sociais.
Com o tema “Fortalecendo o Papel dos Conselhos na Garantia dos Direitos e na Consolidação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) em Dourados”, a programação inclui palestras, dinâmicas e momentos de debate voltados à proteção social, prevenção e fortalecimento de vínculos, além de atendimentos especializados em situações de risco.

Os participantes também têm discutido temas como controle social, leis de criação dos conselhos, estrutura e funcionamento, atribuições dos conselheiros, editais e chamamentos públicos, promovendo maior integração e alinhamento entre as instâncias de participação social.

Para a secretária de Assistência Social, Shirley Flores Zarpelon, a atuação dos conselhos é essencial para o fortalecimento da cidadania e o aprimoramento das políticas públicas. “Ser conselheiro é exercer a cidadania ativa, é fortalecer o controle social das políticas públicas”, opina. “Essa capacitação é uma oportunidade de aprimorar conhecimentos, trocar experiências e fortalecer a atuação dos conselhos”, destacou, ressaltando ainda o impacto positivo do trabalho nos Cras, Creas e Centros de Convivência dos Idosos (CCI’s).

Momento é fundamental para interação entre Conselhos e construção de políticas públicas para Dourados

A coordenadora da Casa dos Conselhos, Antoniele Bezerra, reforçou a importância do momento de integração entre conselhos e gestão. “É a primeira vez neste ano que conseguimos reunir todos os conselhos para dialogar sobre seus papéis e representatividades”, revela, pontuando que “a gestão do prefeito Marçal Filho tem sido acolhedora e aberta às propostas apresentadas, o que fortalece ainda mais nossas ações”.

A capacitação segue nesta sexta-feira (31) com os temas Financiamento dos Fundos Municipais de Assistência Social, Prestação de Contas e Exigências do Tribunal de Contas, Repasse de Recursos às Entidades e o Marco Regulatório (Lei nº 13.019/14), além das fontes de cofinanciamento da assistência social, encerrando o ciclo de formação com foco na transparência e na eficiência da gestão pública.



Veja a Matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.