Navios chegam a Belém para reforçar hospedagem durante a COP30



Os dois transatlânticos contratados pelo governo federal para ampliar a hospedagem durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) já estão em Belém (PA). As embarcações atracaram nesta terça-feira (4) no Porto de Outeiro e começam a receber hóspedes a partir desta quarta (5).

Juntas, elas oferecem cerca de seis mil leitos e funcionarão como hotéis flutuantes para delegações e participantes do evento. A iniciativa faz parte da estratégia federal para garantir acomodação adequada e ampliar a capacidade de hospedagem da capital paraense durante a conferência.

Deslocamento entre o porto e o evento

O trajeto entre o Porto de Outeiro e o Parque da Cidade, onde ocorrerão as atividades oficiais da COP30, deve levar cerca de 30 minutos. O transporte será feito por ônibus gratuitos, com operação contínua e faixas exclusivas do BRT, que reduziram o tempo de viagem pela metade.

“O deslocamento será mais rápido do que o de muitos hotéis da cidade. A via expressa do BRT ficará exclusiva para os ônibus que farão o trajeto até o Parque da Cidade”, explicou o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Porto de Outeiro passa por modernização

Para receber os dois transatlânticos, o Terminal Portuário de Outeiro passou por ampla reforma. Foram investidos R$ 233 milhões na requalificação da estrutura, com recursos da Itaipu Binacional. As obras incluíram a ampliação do píer de 261 para 716 metros, instalação de pontes metálicas e modernização do espaço de embarque e desembarque.

Executado pela Companhia Docas do Pará (CDP), o projeto foi concluído em seis meses. “Belém ganha um porto preparado para ser a porta do turismo internacional na Amazônia”, afirmou o presidente da CDP, Jardel Rodrigues da Silva.

O ministro Rui Costa destacou que a nova infraestrutura marca um avanço para o desenvolvimento regional. “O porto trará mais oportunidades econômicas e turísticas para o Pará, impulsionando o transporte, o comércio e o emprego”, disse.

A expectativa é que o Porto de Outeiro passe a integrar rotas regulares de cruzeiros, fortalecendo o turismo e os serviços associados, como hotelaria e gastronomia, na região Norte.



Veja a matéria completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.