Barbosinha destaca poder transformador da educação na abertura do 1º Encontro de Estudantes do MS Supera — Barbosinha



O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEAD), promoveu nesta quinta-feira (6), em Campo Grande, o 1º Encontro de Estudantes do Programa MS Supera, um marco de integração entre os beneficiários e o Governo do Estado. A abertura do evento contou com a presença do vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, que destacou o papel transformador do programa na vida de jovens sul-mato-grossenses e o compromisso da atual gestão em fortalecer políticas públicas de inclusão e desenvolvimento humano.

Com cerca de 120 participantes, entre estudantes do ensino médio profissionalizante e acadêmicos do ensino superior de diversos municípios, o encontro tem como objetivo valorizar o protagonismo juvenil, promover a troca de experiências e apresentar novas oportunidades de capacitação. Desde o início de 2024, o Governo do Estado já investiu mais de R$ 21,7 milhões no MS Supera, reafirmando o compromisso com a formação educacional e a redução das desigualdades sociais.

Em seu discurso, o vice-governador Barbosinha, destacou o papel do MS Supera como uma das mais importantes políticas públicas de inclusão e mobilidade social do Governo de Mato Grosso do Sul. Ele enfatizou que o acesso à educação é o principal instrumento de transformação individual e coletiva, capaz de romper ciclos de vulnerabilidade e gerar oportunidades reais para as famílias sul-mato-grossenses.

“Eu digo sempre que o menino ou a menina que consegue estudar, independente da classe social, ele resgata a si e ele resgata toda a família. Ele ajuda os outros irmãos, ele ajuda os pais, ele ajuda os tios; estudar é fundamental. Esse programa vem exatamente fazer esse estender de mão. Não há programa social maior do que oferecer educação de qualidade e geração de empregos. O MS Supera vem exatamente com esse objetivo de ajudar a manter as pessoas, ou fazendo um curso técnico de formação profissional que te habilita ao mercado de trabalho”, afirmou Barbosinha.

Durante o evento, foi lançado o Projeto Trilhas de Conhecimento, uma nova iniciativa que complementa o MS Supera ao oferecer módulos de capacitação on-line e presenciais. Desenvolvido em parceria com a EscolaGOV/MS e a Escola do SUAS, o projeto traz trilhas voltadas ao desenvolvimento de competências profissionais e socioemocionais, como comunicação, liderança, finanças pessoais, empreendedorismo e cidadania digital, com emissão de certificados e integração à carga horária acadêmica.

Criado em 2023, dentro do eixo “MS Inclusivo”, o Programa MS Supera é uma das principais políticas públicas do Governo de Mato Grosso do Sul voltadas à formação acadêmica e fortalecimento de trajetórias educacionais de jovens em vulnerabilidade social. A iniciativa combina incentivo financeiro, acompanhamento pedagógico e ações formativas, assegurando a permanência e o bom desempenho dos estudantes. O programa é gerido pela SEAD, em parceria com secretarias e instituições como a SED, SEMAGRO, Fundect, EscolaGOV e Escola do SUAS.

Durante a abertura do encontro, a secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira, ressaltou a importância do MS Supera como instrumento de transformação social e de devolução de perspectivas aos jovens sul-mato-grossenses. Em seu discurso, destacou que o programa foi aperfeiçoado para garantir que mais estudantes tenham acesso à formação técnica e superior, reforçando o poder da educação como caminho para a autonomia e o protagonismo.

“Nós fizemos as mudanças necessárias no programa para ampliar o acesso e devolver aos acadêmicos a possibilidade de sonhar. Aquilo que a minha mãe dizia é que a única coisa que ninguém tira de você é o estudo. Dinheiro, você pode perder. E com o estudo os outros vão parar para ouvir você falar. Esse é o exemplo que ouvi da minha mãe, uma mulher que fugiu de casa para estudar”, concluiu.

O MS Supera consolida-se como um instrumento de ascensão educacional e social, alinhado ao Plano de Governo de Eduardo Riedel, que tem como pilares a inclusão, educação e cidadania. Ao investir na formação e no protagonismo da juventude, o Estado reafirma seu compromisso com o desenvolvimento humano e sustentável, integrando os eixos MS Inclusivo, MS Próspero, MS Verde e MS Digital, e transformando a educação em um verdadeiro vetor de oportunidades e transformação social em Mato Grosso do Sul.



Veja a matéria completa

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.