Trump se irrita com preço da carne bovina e manda investigar frigoríficos nos EUA



O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesta sexta-feira (7), que solicitou ao Departamento de Justiça a abertura imediata de uma investigação contra frigoríficos norte-americanos. Segundo ele, as empresas estariam elevando artificialmente o preço da carne bovina por meio de conluio, fixação e manipulação de preços.

Trump afirmou que o valor do gado vivo vem caindo, enquanto a carne embalada segue mais cara, o que, segundo ele, indicaria “algo suspeito” no mercado. Ele prometeu punição caso sejam comprovadas irregularidades. A Procuradora-Geral dos EUA, Pamela Bondi, informou que a apuração já está em andamento.

A relação com os pecuaristas se deteriorou desde outubro, quando Trump sugeriu aumentar a importação de carne argentina para reduzir preços internos, que atingiram níveis recordes. Produtores criticaram a proposta, argumentando que a medida prejudicaria o setor, que enfrenta forte demanda e margens elevadas.

Política tarifária e defesa do setor

Trump afirmou em sua rede social que “os pecuaristas, que eu amo, não entendem que a única razão pela qual estão indo bem, pela primeira vez em décadas, é porque eu impus tarifas sobre o gado que entra nos EUA, incluindo uma tarifa de 50% sobre o Brasil”.

Oferta de gado nos EUA

O fornecimento doméstico de gado está apertado. Os rebanhos atingiram o menor nível em quase 75 anos, após anos de seca que reduziram pastagens e elevaram os custos de alimentação.

Importações e impacto internacional

A situação se agravou com a suspensão da maior parte das importações de gado mexicano, devido ao risco de disseminação da bicheira-do-Novo-Mundo, e com a tarifa de 50% aplicada sobre produtos brasileiros desde agosto. O Brasil é o principal fornecedor de carne usada pela indústria de hambúrguer nos EUA.

Com informações do G1.



Veja a matéria completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.