Governo do Paraná anuncia força-tarefa para reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu após tornado



O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou neste sábado (8) uma força-tarefa para reconstruir Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, após o tornado que atingiu a cidade na noite de sexta-feira (7). Cerca de 90% do município foi afetado, com danos em residências, prédios públicos e comércios. Seis mortes foram confirmadas até o momento, sendo cinco na cidade.

O decreto de calamidade pública, assinado ainda na sexta-feira, autoriza ações emergenciais, como o uso imediato de recursos estaduais e a solicitação de apoio federal. Segundo o governo, a prioridade será reconstruir as moradias atingidas e garantir abrigo temporário às famílias que perderam tudo.

Mapeamento e reconstrução

Equipes da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR) iniciaram o mapeamento das áreas afetadas para avaliar quais casas poderão ser recuperadas e quais precisarão ser reconstruídas.

O governador informou que o Centro de Convivência do Idoso e o Ginásio do Campo do Bugre foram adaptados para atendimento emergencial e triagem das famílias.

O estado também mobilizou equipes da Fundepar para vistoriar escolas destruídas e planejar reparos. A cidade vizinha de Laranjeiras do Sul deve acolher parte dos desabrigados até que a situação seja normalizada.

Apoio e logística

A Defesa Civil enviou à região 2,6 mil telhas, 1,2 mil cestas básicas, 565 colchões e kits de higiene, limpeza e dormitório. Caminhões, ambulâncias e maquinários foram deslocados de diferentes regiões do Paraná para auxiliar na limpeza e reconstrução.

O secretário das Cidades, Guto Silva, destacou que a ação segue um protocolo que envolve a análise da infraestrutura, o restabelecimento de energia e água e a distribuição de donativos. “Agora começa o processo de diagnóstico e reconstrução das moradias”, afirmou.

O prefeito Sezar Augusto Bovino informou que os principais mercados da cidade foram destruídos e que ainda não é possível estimar os prejuízos totais. Ele afirmou que o levantamento detalhado deve começar neste domingo (9), com o apoio técnico do estado.



Veja a matéria completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.