Nova frente fria provoca temporais em algumas regiões do país; veja a previsão do tempo



Uma nova frente fria avança sobre o Sul do Brasil nesta quarta-feira (12), provocando chuva desde cedo no Rio Grande do Sul. As precipitações atingem principalmente o sul, sudoeste, Campanha Gaúcha, litoral e também a metade norte do estado, onde há risco de temporais, especialmente no noroeste.

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.

A formação de uma baixa pressão no Paraguai reforça as áreas de instabilidade, que se espalham ao longo do dia por Santa Catarina e Paraná. Há alerta para temporais no oeste De Santa Catarina e no noroeste do Paraná, com chuva intensa em curtos períodos.

Apesar da chegada do sistema frio, o calor ainda predomina em grande parte da região Sul, mas as temperaturas ficam mais amenas no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no sudoeste do Paraná.

Sudeste terá calor ao longo do dia, mas chuva retorna à noite

No Sudeste, o tempo permanece firme e com sol entre nuvens na maior parte do dia. Em Minas Gerais, há previsão de chuva isolada no norte e leste do estado. Durante a noite, áreas de instabilidade vindas do Paraguai avançam para o oeste de São Paulo e o Triângulo Mineiro, provocando chuva moderada a forte, com chance de tempestades.

Na cidade de São Paulo, dia de sol e calor, com sensação de tempo abafado. As pancadas de chuva chegam à noite, acompanhadas de trovoadas e risco de temporais. Temperaturas previstas: mínima de 14°C e máxima de 31°C.

Centro-Oeste terá pancadas e risco de temporais no Mato Grosso do Sul

No Centro-Oeste, a manhã começa com tempo estável em boa parte de Mato Grosso do Sul, mas novas instabilidades se formam ao longo do dia devido à baixa pressão no Paraguai, gerando chuvas moderadas a fortes no sul e sudoeste do estado.

Em Mato Grosso e Goiás, as pancadas ocorrem principalmente durante a tarde, podendo vir com rajadas de vento e trovoadas. O calor permanece intenso em toda a região.

Nordeste tem temporais na Bahia e calor acima dos 35°C no interior

No Nordeste, as instabilidades continuam ativas no Recôncavo Baiano, com risco de temporais e alagamentos. No oeste e interior da Bahia, a chuva ocorre de forma mais isolada.
No Maranhão e no sul do Piauí, as pancadas perdem intensidade, mas ainda podem ser fortes em pontos isolados. Nas demais áreas da região, o sol predomina, com calor acima dos 35°C no sertão.

No Norte mantém o padrão de chuva frequente, principalmente no Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia e Pará. As pancadas variam de fracas a moderadas, com chance de chuva forte e trovoadas no norte de Roraima. Em Tocantins e no Amapá, o tempo fica mais firme, mas o calor e a umidade elevam a sensação de abafamento.



Veja a matéria completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.