Nova frente fria chega na semana e aumenta risco de temporais; saiba onde



O avanço de uma nova frente fria sobre o Sudeste deve elevar o risco de temporais ao longo desta semana, segundo previsão da meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo. O sistema começa a influenciar o tempo já nesta segunda-feira (17), especialmente em São Paulo, Triângulo Mineiro, centro-sul de Minas Gerais e centro-sul do Rio de Janeiro.

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.

Na terça-feira (18), a frente fria permanece quase estacionária entre São Paulo e Rio de Janeiro, mantendo a atmosfera instável.

Na quarta (19), o sistema volta a se deslocar, avançando para o Espírito Santo e para o centro-leste e norte de Minas Gerais.

Segunda-feira tem alerta para temporais em SP e MG

A chegada da frente fria torna o dia ainda mais instável em São Paulo. O estado terá muitas nuvens, sensação de abafamento e pancadas de chuva com raios entre a tarde e a noite. A Climatempo alerta para risco de chuva moderada a forte em todas as regiões paulistas, incluindo Grande São Paulo, além de temporais no norte e nordeste do estado, com destaque para Ribeirão Preto, Franca, São Carlos e Presidente Prudente.

Em Minas Gerais, o alerta também vale para o Triângulo Mineiro e o Sul de Minas, onde a combinação de calor, umidade e aproximação da frente fria favorece chuvas intensas com trovoadas. No Rio de Janeiro e no centro-sul mineiro, o dia será marcado por sol entre nuvens, abafamento e pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite.

No Espírito Santo, a segunda-feira será de sol pela manhã e chuva isolada a partir do fim da tarde no centro-sul do estado. Já o norte capixaba e o norte mineiro seguem com predomínio de sol e baixa chance de chuva.

Instabilidade persiste na terça-feira

Com a frente fria quase parada entre SP e RJ, a chuva se mantém concentrada nesses dois estados e também no centro, oeste e sul de Minas Gerais. O padrão segue com muitas nuvens, tempo abafado e pancadas de chuva ao longo do dia.

Quarta-feira: sistema avança para ES e norte de MG

Na quarta, a frente fria avança para o Espírito Santo e o norte e leste de Minas Gerais, aumentando as condições para pancadas de chuva nessas regiões. Capitais como Vitória, Belo Horizonte e Rio de Janeiro também terão instabilidade ao longo do dia.

Em São Paulo, a situação muda: o risco de chuva intensa diminui bastante, e o sol volta a predominar na Grande São Paulo.

Fim da semana com chuva mais concentrada

Entre quinta (20) e sexta-feira (21), a chuva se concentra sobre o norte e leste de Minas Gerais e sobre o Espírito Santo. Nas demais áreas do Sudeste, o sol aparece com mais força e o tempo tende a ficar mais firme.

Frio atípico não deve avançar

Mesmo com a chegada da frente fria, o ar frio associado ao sistema não é forte. Não há previsão de queda intensa e prolongada de temperatura no Sul e Sudeste. As madrugadas podem até ficar mais amenas, mas as tardes voltam a esquentar já no meio da semana.

Temperaturas próximas de 10 °C ainda poderão ser registradas nesta segunda (17) e terça (18) em áreas mais elevadas das serras gaúcha e catarinense e na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai.



Veja a matéria completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.