STF adia julgamento de ações sobre Moratória da Soja



O Supremo Tribunal Federal (STF) interrompeu o julgamento da liminar que suspende todas as ações judiciais contra a Moratória da Soja, acordo do setor que impede a compra de soja cultivada em áreas desmatadas na Amazônia Legal desde julho de 2008.

  • Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 🌱

A liminar foi concedida pelo ministro Flávio Dino e continua em vigor, garantindo que os processos permaneçam suspensos até que o plenário se manifeste. O relator do caso, ministro Dias Toffoli, tem 90 dias para levar o julgamento de volta ao plenário.

Histórico

O STF havia decidido suspender todas as ações sobre a Moratória da Soja, que estava prevista para ser votada entre 14 e 25 de novembro de 2025. A decisão do ministro Flávio Dino mantém a suspensão até a definição final da Corte.

Enquanto isso, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) também suspendeu investigações e processos administrativos relacionados ao acordo.

Moratória da Soja

Firmada em 2006, a Moratória da Soja é um acordo entre tradings, indústrias, ONGs e governo que veda a compra de soja de áreas desmatadas na Amazônia após julho de 2008, mesmo dentro do limite legal de 20% permitido pelo Código Florestal. Atualmente, cerca de 30 empresas são signatárias do acordo.



Veja a matéria completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.