Operação da SENAD termina com cinco presos, um morto e muita droga apreendida 


Uma operação deflagrada na madrugada desta quarta-feira pela Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (SENAD) resultou na prisão de cinco pessoas, na morte de um suspeito e na apreensão de um mega carregamento de várias toneladas de maconha. A ação, denominada Operación Umbral, desarticulou um comboio do narcotráfico que se deslocava de Curuguaty em direção a Saltos del Guairá, na região de fronteira com Mundo Novo.

De acordo com a SENAD, agentes da Diretoria de Inteligência, em coordenação com o Comando de Operações de Defesa Interna (CODI), monitoravam o grupo criminoso desde a madrugada. O comboio era formado por 19 veículos, sendo 2 carretas, 1 caminhão de duplo eixo, 14 camionetas e 2 automóveis, todos carregados com maconha.

A interceptação ocorreu nas proximidades de Saltos del Guairá, na fronteira com o Mato Grosso do Sul. No momento da abordagem, integrantes do grupo tentaram fugir, dando início a um intenso confronto armado. Veículos das equipes de segurança foram atingidos por disparos de armas de alto calibre. Apesar da violência do embate, nenhum agente da SENAD ou do CODI ficou ferido.

Durante o tiroteio, um suspeito — identificado como Sergio Daniel González Aguilera — foi morto. Outros cinco foram detidos, incluindo Mauro Zarza Suárez, que ficou ferido e está recebendo atendimento médico sob custódia. Também foram presos Andrés Medina Brítez, Héctor Valentín Martínez Marín, Arnaldo Giménez e Idalia Samaniego Bernal.

Por determinação do promotor Abel Bareiro, todo o material apreendido será levado à Base Regional da SENAD em Saltos del Guairá, onde será feita a retirada da carga, análise e pesagem oficial. As autoridades acreditam que o volume transportado pode superar 50 toneladas de maconha.

A SENAD informou que continua investigando o restante da organização criminosa para identificar outros envolvidos e desarticular a logística do grupo na região de fronteira.



Veja a matéria Completa

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.