Vigilância Sanitária aprimora fiscalizações na 2ª fase do MS Estado Saudável


A VISA Estadual (Vigilância Sanitária) intensificou as ações de apoio técnico no município de Inocência, que vive um período de rápida expansão. A força-tarefa incluiu inspeções conjuntas, capacitações e o planejamento das ações de 2026, reforçando a segurança sanitária local. Durante a segunda fase do programa MS Estado Saudável, foram realizados treinamentos práticos, visitas técnicas e suporte direto à reorganização da VISA municipal. As atividades contemplaram Unidades Básicas de Saúde, laboratório municipal, cozinhas industriais e serviços de alimentação.

A gerente técnica de Alimentos da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Jane Domingues, ressaltou a importância da atuação integrada. “Estivemos ao lado da equipe municipal para orientar tecnicamente, compartilhar estratégias de fiscalização e fortalecer a segurança técnica dos profissionais. Também planejamos, juntos, as ações prioritárias do próximo ano, considerando o crescimento populacional e a ampliação dos serviços”.

A fiscal da VISA de Inocência, Mariane Bernardes, destacou o impacto direto da mobilização na rotina local. “A ação conjunta com a VISA Estadual atendeu ao que esperávamos. Foi possível identificar pontos prioritários e ajustar algumas rotinas. A equipe trabalhou de maneira técnica e muito próxima da nossa realidade, o que facilitou bastante o processo”, afirmou.

As atividades também reforçaram competências municipais e promoveram articulação com a Vigilância Epidemiológica para detecção precoce e investigação de surtos alimentares.

Para a gerente de Serviços de Saúde da SES, Aline Schio, o trabalho desenvolvido no município reforça o papel estratégico da vigilância sanitária. “A vigilância sanitária nos serviços de saúde estimula boas práticas e contribui para uma assistência mais segura, com estrutura adequada e processos de trabalho qualificados”, afirmou.

Já a gerente de Hemovigilância, Tecidos e Laboratórios, Patrícia Cervelatti, ressaltou que a ação reforçou importantes avanços estruturais. “A atuação conjunta permitiu avaliar estrutura, processos e conformidade das UBS, farmácias públicas e do laboratório municipal, fortalecendo a qualidade dos serviços ofertados à população”.



Veja a matéria Completa

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.