
Em pleno processo de efetivação de matrículas para o ano letivo 2026, Mato Grosso do Sul comemora um marco importante: 85% dos novos alunos da Rede Estadual de Ensino foram designados para a escola de preferência das famílias, ou seja, a primeira entre as três opções de unidades de ensino indicadas no momento da solicitação de vaga. As matrículas na rede estadual começaram nesta segunda-feira (05) e seguem até sexta-feira. No total, são 200 mil vagas ofertadas em 352 unidades escolares em todo o Mato Grosso do Sul.
Para o governador em exercício José Carlos Barbosa, o Barbosinha, a estatística demonstra o compromisso com a educação e a preocupação do Governo do Estado em atender às famílias dentro de suas peculiaridades. “É claro que a designação atende a uma série de critérios como a disponibilidade de vagas e a distância entre a escola e a residência do aluno. No entanto, é importante levar em conta a preferência da família e atender ao aluno de forma mais completa possível”, afirmou. “Mais do que ofertar uma vaga, é fundamental que a escola esteja dentro do contexto familiar e atenda às necessidades do aluno em todas as esferas. Estamos muito satisfeitos com esse resultado”, completou.
A analista de sistemas Caroline Freitas, de Dourados, também ficou feliz ao saber que o filho Paulo Henrique, de 15 anos, foi designado para a Escola Estadual Presidente Vargas – onde já estuda o irmão mais velho. Essa foi a primeira opção indicada pela mãe no momento da pré-matrícula. “Eu sabia da possibilidade de ele ser designado para outra escola, mas seria muito complicado cada um em um lugar. Fiz a pré-matrícula, torci e fiquei aliviada quando tive acesso à lista. Já fiz a matrícula no primeiro dia e está tudo certo”, comemora.
Os estudantes designados na primeira etapa devem realizar a efetivação das matrículas de forma virtual, pelo portal www.matriculadigital.ms.gov.br ou de forma presencia, diretamente na escola para a qual foram designados. Também nesta semana, ocorre a segunda etapa de pré-matrículas na Rede Estadual de Ensino, para aqueles que não conseguiram preencher os dados dentro do prazo previsto na primeira etapa. A pré-matrícula deve ser feita de forma 100% virtual, no portal da Matrícula Digital.



