16 projetos disputam edital para restaurar 50 mil hectares na Amazônia


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Petrobras receberam 16 propostas para o edital do ProFloresta+, uma iniciativa destinada à restauração de até 50 mil hectares na Amazônia com espécies nativas. Lançado em novembro de 2024, durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), o projeto visa a geração de cerca de 15 milhões de créditos de carbono, equivalentes às emissões anuais de aproximadamente 8,9 milhões de automóveis.

As inscrições, encerradas no último dia 9, superaram as expectativas do BNDES, demonstrando o interesse do mercado em projetos de restauração florestal com geração de créditos de alta integridade. A Petrobras planeja adquirir 5 milhões de créditos por meio de cinco contratos de 1 milhão de Unidades de Carbono Verificadas (VCUs) cada, com foco em padrões rigorosos de integridade ambiental e salvaguardas socioambientais.

Os projetos vencedores terão acesso a financiamentos diferenciados do BNDES, como linhas do Fundo Clima. A iniciativa tem potencial para mobilizar mais de R$ 1,5 bilhão em investimentos para o reflorestamento da Amazônia nos próximos anos. As propostas agora passarão por avaliação técnica, e o resultado do certame, incluindo os vencedores e os volumes contratados, será divulgado pela Petrobras no primeiro semestre de 2026. As informações foram retiradas da Agência Brasil.



Veja a Matéria Completa

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.