Fim dos orelhões: Vivo, Claro e Algar desligarão seus telefones públicos ainda este ano


Os últimos 30 mil telefones de uso público, popularmente conhecidos como orelhões, já têm data marcada para desaparecer das ruas do Brasil: 31 de dezembro de 2028. Lançados em 1972, com design assinado pela arquiteta Chu Ming Silveira, os orelhões chegaram a superar 1,5 milhão de unidades no país e eram mantidos pelas concessionárias de telefonia fixa como contrapartida obrigatória do serviço.

Com o fim dos contratos de concessão em dezembro de 2025, as empresas começaram a migrar para o modelo de autorizações de serviço, previsto no plano de universalização do acesso à telefonia, que prevê a extinção gradual dos telefones públicos. Segundo a Anatel, a mudança também busca estimular investimentos em redes de banda larga e infraestrutura de telecomunicações.

Na prática, cerca de 9 mil orelhões continuarão ativos em localidades sem sinal 4G, garantindo conectividade mínima. A maior parte dos TUPs está no estado de São Paulo, e a localização pode ser consultada no site da Anatel.

Empresas de telefonia

A Oi, que concentra o maior número de terminais em operação — 6.707 unidades — mantém a rede ativa, enquanto Vivo, Algar e Claro/Telefônica desligarão seus orelhões ainda este ano, restando cerca de 2 mil unidades. A Sercomtel, presente em Londrina e Tamarana (PR), opera outros 500 TUPs, que só poderão ser desativados após adaptação.

Além da manutenção dos orelhões, as concessionárias se comprometeram a investir em infraestrutura, incluindo implantação de fibra óptica, expansão de redes 4G, cabos submarinos e fluviais, conectividade em escolas públicas e construção de data centers.

Segundo a Anatel, os orelhões que não têm obrigação de manutenção pelas operadoras podem ser desligados a pedido do público. Caso a empresa não atenda, o usuário pode registrar reclamação pelo telefone 1331 ou pelo portal da agência.



Veja matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.