Trump diz que ‘concebeu marco’ de futuro acordo sobre Groenlândia com chefe da Otan


Donald Trump suspendeu, nesta quarta-feira (21), a ameaça de impor novas tarifas para vários países europeus e garantiu que “concebeu o marco de um futuro acordo sobre a Groenlândia”, em uma reunião com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, em Davos, na Suíça.

“Com base neste entendimento, não vou impor as tarifas que deveriam entrar em vigor em 1º de fevereiro”, escreveu o presidente americano em sua plataforma, Truth Social, sem dar nenhum detalhe sobre esse “marco”.

O anúncio animou os mercados financeiros. A bolsa de Nova York, que operava em leve alta, confirmou seus ganhos após a publicação da mensagem, e o dólar ganhou terreno frente ao euro.

Trump insiste em que esta ilha rica em minerais é “vital” para a segurança dos Estados Unidos e da Otan frente à Rússia e à China, à medida que o gelo do Ártico derrete e as superpotências competem por uma vantagem estratégica nesta região.

Na semana passada, o presidente americano ameaçou impor novas tarifas de até 25% a oito países europeus por apoiarem a Dinamarca e enviarem uma missão militar de exploração à Groenlândia.

Todos são membros da Otan, entre eles Reino Unido, Alemanha e França, as principais economias do continente.

Trump disse, nesta quarta-feira, que há “discussões adicionais em curso sobre o Domo de Ouro em relação à Groenlândia”, referindo-se ao escudo antimísseis que pretende construir.

Ele encarregou seu vice-presidente, JD Vance; o chefe de sua diplomacia, Marco Rubio; e seu emissário especial Steve Witkoff a realizarem as negociações.

Horas antes desta publicação, Trump descartou pela primeira vez usar a força para tomar a Groenlândia, mas exigiu “negociações imediatas” para sua aquisição, reiterando que só os Estados Unidos podem proteger esta ilha do Ártico.

© Agence France-Presse



Veja a Matéria Completa

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.