Mato Grosso do Sul inicia colheita da soja safra 25/26





A colheita da soja da safra 2025/26 começou na terceira semana de janeiro, em Mato Grosso do Sul. Os dados do projeto SIGA-MS, desenvolvido pela Aprosoja/MS, apontam que foram colhidos cerca de 480 hectares, em municípios das regiões Sul e Centro.

Em comparação com a safra anterior, os trabalhos de colheita apresentam atraso de aproximadamente uma semana. De acordo com a análise, a diferença no calendário está relacionada à ausência de estresses climáticos severos ao longo do ciclo da cultura, o que possibilitou o desenvolvimento normal das lavouras, sem a antecipação do ciclo registrada na safra passada.

O assessor técnico da Aprosoja/MS, Flavio Aguena afirma que a operação deve ganhar força nas próximas semanas. “À medida que mais lavouras das regiões Sul, Centro e Norte atingirem a maturação, a expectativa é de um avanço significativo no percentual da área colhida. Historicamente, Mato Grosso do Sul registra o pico da colheita entre o início de fevereiro e a primeira quinzena de março, com a conclusão dos trabalhos prevista para o mês de maio.”

A equipe técnica da Aprosoja/MS permanece em campo, acompanhando o desenvolvimento das lavouras e realizando o levantamento de dados de produtividade.




Veja a matéria Completa

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.