
O Luiz Otávio Nishimura, de 11 anos, veio de uma escola municipal e encarou com alegria e otimismo o primeiro dia na escola nova. Ele é aluno do 6º ano do Ensino Fundamental. “É uma escola nova, estou muito ansioso. Agora é esperar pra ver o que vai acontecer, mas tenho certeza que vai dar tudo certo e farei novos amigos”, afirmou.
A mãe, Juscieli Mitiko Nishimura, também guarda boas expectativas para a nova rotina. “É o primeiro ano dele aqui, mas eu gostei bastante. É muito bom por saber que irá estudar em uma escola que está praticamente nova, toda reformada. Passa mais confiança pra gente. A escola foi muito elogiada e bem recomendada, então estou tranquila”, afirmou.
Para o início de mais um ano letivo, as escolas já estão recebendo livros didáticos, material escolar e uniforme para todos os alunos. A coordenadora regional de Educação, Karina de Cássia Santos Garcia, reforça a importância deste momento como um novo capítulo na jornada educacional de milhares de estudantes em todo o Estado.
“Com mais de 180 mil alunos retornando às salas de aula em MS, a educação se reafirma como pilar fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um. A educação é a chave para transformar sonhos em realidade, abrir portas e construir um futuro melhor. É um processo que envolve não apenas estudantes, mas também professores, funcionários, famílias e a comunidade como um todo”, afirmou. “Desejamos que as salas de aula sejam espaços de aprendizado, crescimento, amizade e superação. Que os professores sejam inspiradores e os estudantes sejam curiosos e motivados”, acrescentou.
Ambiente moderno e adequado para transformar vidas
O início de mais um ano letivo marca também o investimento robusto do Governo de MS em estrutura e acessibilidade em escolas de todo o Estado. Em Dourados, além da escola estadual Abigail Borralho, a EE Pastor Daniel Berg, na região central, também foi toda reformada e já começou 2026 com nova estrutura. A EE Ramona da Silva Pedroso, no jardim Santo André, também passa por ampla reforma e deverá ser finalizada nos próximos meses. Neste período, as aulas acontecem em prédio alugado pela Secretaria de Estado de Educação.
No início deste ano, somente em Caarapó, o Governo de MS celebrou um pacote de obras que contou com a inauguração de reforma em cinco escolas estaduais da cidade – investimentos que somam mais de R$ 24,7 milhões. Os investimentos também chegaram recentemente a Água Clara e Naviraí, e devem alcançar ainda as comunidades indígenas de quatro municípios do Estado – incluindo a Jaguapiru e Bororó, em Dourados.



