Ação “Mexa-se por Elas” vai movimentar programação do Outubro Rosa em Dourados


A prefeitura de Dourados vai intensificar as ações do Outubro Rosa com uma programação especial voltada à conscientização, prevenção e combate ao câncer de mama. Um dos destaques será a 1ª Ação Social “Mexa-se por Elas”, organizada pela Fundação de Esportes de Dourados (Funed) em parceria com diversas instituições, que será realizada na sexta-feira (3) e sábado (4) no Complexo Esportivo Jorge Antônio de Salomão (Jorjão), no Jardim Água Boa.

Na sexta, as atividades acontecem das 8h às 11h, com acolhimento cultural do cantor Rafael e palestras sobre prevenção ao câncer de mama e colo de útero, além de orientações jurídicas sobre os direitos da mulher durante e após o tratamento. A Carreta do Amor estará no local oferecendo exames de mamografia para mulheres entre 40 e 69 anos, por ordem de chegada. No mesmo período, funcionam várias estações de atendimento, com serviços de saúde, estética, nutrição, bem-estar e cuidados pessoais oferecidos por equipes da Secretaria de Saúde, cursos da Unigran, Anhanguera, Senac e empresas parceiras.

Já no sábado (4), das 13h às 17h, a programação será voltada a atividades esportivas e orientações em saúde, com participação de acadêmicos de Medicina da UFGD. Estão previstos aulão de alongamento, aula de zumba com a professora Zin Ana Rita e circuito funcional comandado pela professora Rafaela. Estagiários de Educação Física da Unigran e professores da esfera federal conveniados com a prefeitura também vão apoiar a ação.

Complementando a agenda do Outubro Rosa, no dia 18 de outubro será realizada a Corrida Rosa, a partir das 16h, com largada no Parque dos Ipês. O evento terá percursos de 5 km de corrida e 3 km de caminhada – com inscrições encerradas. A novidade é a atração musical do cantor Dagata, que se apresentará logo após a corrida.

Durante o mês de outubro, a Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolverá uma série de ações voltadas ao combate do câncer de mama. Será ampliada a agenda de preventivos e mamografias no Centro de Atendimento à Mulher (CAM) e as unidades básicas de saúde também terão atividades educativas para sensibilizar as mulheres sobre a prevenção e o autocuidado, além de orientações sobre hábitos saudáveis e encaminhamentos para o diagnóstico e tratamento.



Veja a Matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.