Uma aeronave Cessna C-210, de matrícula boliviana, CP-3187, foi encontrada completamente incendiada em território paraguaio, na fazenda “Toldo Kué”, no Departamento de Concepción, após o acionamento de um sinalizador de emergência pela Direção Nacional de Aviação Civil (DINAC). A descoberta desencadeou uma operação aérea e terrestre da Força Aérea e do Comando de Operações Conjuntas (CODI). A suspeita é de que a aeronave estivesse ligada ao narcotráfico.
O sinal foi localizado na área da fazenda Toldo Kué, no distrito de San Carlos del Apa, departamento de Concepción. Diante do alerta, uma aeronave T-27 Tucano foi enviada para realizar um voo de reconhecimento. Durante o sobrevoo, confirmou-se que o pequeno avião estava dentro da propriedade rural.
Posteriormente, um helicóptero do Comando de Operações de Defesa Interna (CODI) transportou uma equipe tática até o local, onde os socorristas confirmaram que a aeronave estava completamente queimada. Dois acampamentos improvisados também foram encontrados nas proximidades, contendo restos de suprimentos de alimentos queimados e vários tambores de combustível, alguns vazios e outros ainda cheios.
O local permanece isolado por militares enquanto aguarda a chegada de representantes do Ministério Público e da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) para dar continuidade à investigação. O caso está sendo conduzido pela procuradora Carolina Quevedo. Até o momento, não foram encontrados corpos carbonizados. No entanto, as autoridades suspeitam que a aeronave era utilizada para atividades de narcotráfico, especificamente voos clandestinos na região norte do país.

Tambores com comnnbustível, restos de alimentos e objetos na área, indicam ação criminosa e que avião pode ter sido incendiado após algum problema.



