Americano é preso no Paraguai acusado de criar laboratório de cannabis e montar “grife” de maconha


Um cidadão norte-americano identificado como Andrew Weston Wetherington foi preso pela Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) do Paraguai, acusado de montar um laboratório clandestino de processamento e embalagem de derivados de cannabis na cidade de Luque, região metropolitana de Assunção.

De acordo com a Senad, a operação — fruto de um trabalho de inteligência conduzido pela Direção de Operações Urbanas — desarticulou uma estrutura que pretendia lançar uma rede internacional de distribuição de maconha, com produtos de alta potência e aparência “premium”.

Durante a ação, os agentes encontraram um laboratório sofisticado, equipado para a produção de óleo de cannabis com alto teor de THC e um sistema de embalagem de cigarros de maconha prontos para venda, configurando o que as autoridades descreveram como uma tentativa de criar uma “marca internacional” da droga.

As investigações apontaram que Wetherington chegou ao Paraguai no final de junho, com o objetivo de organizar e expandir o esquema de distribuição em diferentes mercados. As autoridades também constataram que ele possui antecedentes por tráfico de drogas e violência doméstica nos Estados Unidos.

A prisão foi coordenada com o promotor Marcos Amarilla, e, segundo nota da Senad, ocorreu antes que a operação criminosa fosse totalmente implementada, o que impediu a expansão da rede para outros países.

“A ação neutralizou um esquema que poderia se tornar um canal de distribuição internacional de derivados de cannabis produzidos no Paraguai”, destacou o órgão em comunicado oficial.

O caso segue sob investigação, e o norte-americano poderá responder por tráfico internacional de drogas e produção ilegal de entorpecentes.

O acusado j[a tinha enfrentado problemas com a polícia dos Estados Unidos.(Foto: SENAD)



Veja a matéria Completa

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.