Ausência de chuvas é desafio para sojicultores de Goiás



O plantio da safra de soja 2025/26 em Goiatuba, no sul de Goiás, foi interrompido devido à ausência de chuvas na região, de acordo com informações divulgadas pela Emater local. Segundo o engenheiro agrônomo Alceu Marques Filho, os produtores avançaram muito pouco na semeadura, atingindo cerca de 6% dos 90 mil hectares previstos. Neste momento, os sojicultores estão à espera de novas precipitações, previstas para o dia 28, mas ainda incertas.

  • Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 🌱

Alceu destaca que é raro iniciar o plantio em outubro na região, sendo comum que as atividades de campo se consolidem apenas a partir de novembro. A expectativa da Emater é de que a produtividade média chegue a 3.600 quilos por hectare nesta safra.

Plantio de soja no estado

Levantamento da Safras & Mercado indica que o plantio da safra 2025/26 em Goiás deve ocupar 4,93 milhões de hectares, 1,6% a mais que os 4,85 milhões de hectares da temporada passada.

A produção estimada é de 20,014 milhões de toneladas, 1,2% acima dos 19,786 milhões de toneladas de 2024/25, com rendimento médio projetado de 4.080 quilos por hectare, levemente abaixo dos 4.100 quilos por hectare do ano anterior.



Veja a matéria completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.