Barbosinha comemora construção de seis novas escolas indígenas em MS — Barbosinha



Seguindo o propósito de garantir estrutura adequada e respeito à identidade cultural das comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul, o Governo de MS irá construir mais seis escolas em quatro aldeias do Estado. Serão beneficiadas as comunidades Bororó e Jaguapiru, em Dourados, Tey Kuê (Caarapó), Pirajuí (Paranhos) e ainda as aldeias Limão Verde e Ipeque, em Aquidauana. O recurso é do governo federal, por meio do PAC Indígena, e resultado de articulação conjunta entre o Governo de MS e o deputado federal Geraldo Resende.

As obras foram lançadas em julho de 2025 pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e confirmadas na semana passada por meio de portaria do Comitê Gestor do Programa de Aceleração do Crescimento. A liberação dos recursos também contou com atuação importante do Governo de MS, seja na definição das demandas, adaptação das plantas arquitetônicas e articulação junto à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, vinculada ao MEC. A execução das obras também ficará a cargo do Governo de MS, considerando a expertise na construção de escolas indígenas e urbanas.

Para o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, o investimento reforça o compromisso da gestão estadual com o avanço da educação, além do respeito à identidade cultural das comunidades. “Serão duas novas escolas nas aldeias de Dourados e mais quatro em outras regiões do Estado. Nosso foco é levar para as aldeias equipamentos adequados e educação de qualidade, preparando nossos jovens indígenas para o futuro”, afirmou.

Barbosinha também destacou a articulação da bancada federal, por intermédio do deputado federal Geraldo Resende, e da Secretaria de Estado de Educação, sob a liderança do secretário Hélio Daher. “Quando se trabalha junto e com propósito, o resultado é sempre muito positivo. Educação é prioridade e seguimos investindo para ampliar oportunidades e reduzir desigualdades em Mato Grosso do Sul”, completou.

O secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, também comemora os investimentos e o salto na educação que chega a todo o Mato Grosso do Sul. Hoje, o Estado conta com 37 unidades de atendimento da Educação Escolar Indígena, entre elas um Centro Estadual de Formação de Professores Indígenas, escolas e extensões.



Veja a matéria completa

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.