Barbosinha destaca modernização do FCO como motor de desenvolvimento regional — Barbosinha



O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, participou nesta quarta-feira (10) da 24ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Sudeco (Condel), realizada em Brasília. Representando o governador Eduardo Riedel, Barbosinha participou do encontro de forma remota ao lado do secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, e do secretário-executivo da pasta, Rogério Beretta.

O encontro tratou de alterações no Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e de ajustes no regimento do colegiado. O vice-governador destacou que as mudanças aprovadas fortalecem o papel do FCO no desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. “Temos hoje o setor do agro como a grande locomotiva do nosso Estado, além da indústria, que vem recebendo investimentos importantes. Modernizar os instrumentos da legislação é fundamental para desburocratizar os recursos e assegurar juros acessíveis, porque sem isso se perde o objetivo central do Fundo, que é financiar o desenvolvimento dos nossos Estados”, afirmou.

O vice-governador ressaltou ainda que a atualização das linhas de crédito amplia a inclusão social e abre espaço para novas áreas estratégicas, como inovação tecnológica, energia renovável e economia criativa. Essas medidas, segundo ele, contribuem para diversificar a economia e atender diferentes perfis de empreendedores, desde o agronegócio até microempreendedores de baixa renda.

Além da pauta principal, o Condel apresentou relatório das operações acima de R$ 10 milhões contratadas com recursos do FCO entre fevereiro e junho de 2025. Nesse período, Mato Grosso do Sul registrou seis operações, totalizando R$ 88,4 milhões em financiamentos

Barbosinha também recebeu propostas da Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul (OCB-MS) para fortalecer a participação das cooperativas do Estado no FCO a partir de 2026. O vice-governador se comprometeu em levar as demandas ao Condel, reforçando o alinhamento entre o Governo de Mato Grosso do Sul e o colegiado na busca por recursos que impulsionem o crescimento regional.



Veja a matéria completa

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.