
Com uma agenda marcada por presença nos municípios, entregas robustas e diálogo importante, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, encerrou, nesta segunda-feira (19), sua atuação como governador em exercício de Mato Grosso do Sul, cargo que ocupou entre os dias 29 de dezembro de 2025 e 18 de janeiro de 2026, período em que o titular, Eduardo Riedel, esteve de férias.
Ao longo da gestão, Barbosinha conduziu mais de 30 agendas oficiais e visitou 14 municípios, reforçando a continuidade das ações do Governo e consolidando a presença do Estado em todas as regiões. As agendas contemplaram obras de infraestrutura urbana e rural, saneamento, educação, saúde, mobilidade e abastecimento de água.
“Foi uma interinidade de muito trabalho, com foco em dar seguimento ao que o governador Riedel planejou e vem realizando em todo o Mato Grosso do Sul. Estivemos diversas regiões, ouvimos a população, fiscalizamos obras e entregamos resultados concretos. O Estado não para, independentemente de quem esteja à frente da gestão”, afirmou Barbosinha.
Regiões contempladas e entregas estruturantes
As agendas incluíram entregas de grande porte nos municípios de Dourados, Caarapó, Naviraí, Chapadão do Sul, Costa Rica, Água Clara, Inocência e Três Lagoas entre outros municípios do Estado. Em Dourados, foi realizada uma extensa agenda da Sanesul no Distrito de Vila Vargas, com obras de abastecimento de água, redes de esgoto e investimentos nas aldeias Jaguapiru e Bororó. Também foi realizada visita técnica ao Hospital da Vida, com entrega de novos equipamentos
Em Caarapó, Barbosinha acompanhou a entrega e supervisão de obras em seis unidades escolares, incluindo escolas indígenas, e de redes de esgoto e estação de tratamento. Já em Três Lagoas, foram entregues duas novas pontes de concreto, além da pavimentação de avenidas e a ampliação do sistema de abastecimento de água. O vice-governador também foi homenageado com o Título de Cidadão Três-Lagoense.
Diversas escolas foram reformadas e entregues com acessibilidade, como a E.E. Cleuza Aparecida Vargas Galhardo (Caarapó), a E.E. Chico Mendes (Água Clara) e a E.E. Cleto de Moraes Costa (Tacuru). Em Iguatemi, foi entregue a reforma da UBS Vila Rosa, e em Naviraí, foram ampliados os sistemas de esgoto e água, além da reforma de unidades escolares e do Centro Estadual de Educação Profissional Ramez Tebet.
Na retomada das funções, o governador Eduardo Riedel elogiou a condução da gestão pelo vice-governador, destacando a confiança institucional e o alinhamento das agendas.
“Barbosinha é parceiro desde a elaboração do plano de governo e conhece cada detalhe da administração. Por isso, pude me ausentar com tranquilidade, porque sei do compromisso dele com o Estado e com a população. Foi uma interinidade produtiva, com entregas relevantes e continuidade plena das nossas metas para 2026”, afirmou Riedel nesta segunda-feira (19), ao retomar o comando do Executivo estadual
Gestão municipalista e governo presente
O vice-governador também reforçou que a principal diretriz do período foi manter o ritmo do governo, com foco em resultados e parceria com os municípios. “Governamos com os prefeitos, com os vereadores e com quem está na ponta. Cada entrega feita nesse período mostra que o Estado está presente, e que a gestão do governador Riedel é construída em equipe, com responsabilidade, planejamento e diálogo”, finalizou Barbosinha.
Fotos: Bruno Rezende



