Barbosinha reafirma compromisso do Governo de MS com fortalecimento do SUS


Ao acompanhar de perto o funcionamento da Policlínica Conesul, que iniciou os atendimentos há pouco mais de duas semanas, e conhecer a estrutura do Hospital Regional de Dourados, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, disse que a unidade integra a estratégia de regionalização da assistência em saúde e aproxima os serviços especializados da população de toda a região. Recebido pela diretoria do complexo hospitalar, o vice-governador reafirmou o compromisso do Governo de MS com a saúde pública e o fortalecimento do SUS em Mato Grosso do Sul. Os vereadores Inspetor Cabral (PSD) e Rogério Yuri (PSDB) também acompanharam a visita.

“É uma alegria ver o hospital dando início ao seu funcionamento, demonstrando organização, atenção com as pessoas e compromisso com um atendimento de qualidade — construindo, desde já, as bases para operar em sua plenitude a partir de janeiro de 2026”, afirmou.

Durante a agenda, o vice-governador pôde conhecer de perto a estrutura concluída do Hospital Regional de Dourados, em fase de instalação de equipamentos e organização dos serviços para o início das atividades. A visita permitiu uma visão ampla sobre os avanços na implantação do complexo hospitalar, considerado uma das obras estratégias para a regionalização da saúde no mato grosso do Sul. “Com o início dos atendimentos, abre-se um novo capítulo para a saúde pública no Estado. O Hospital Regional torna-se um pilar de confiança para milhares de famílias, consolidando-se como referência no cuidado com a vida”, acrescentou.

Na Policlínica Conesul, Barbosinha andou pelos corredores, conversou com pacientes e ouviu os diretores sobre o andamento dos trabalhos e a perspectiva para os próximos passos. Já na estrutura do Hospital Regional, o vice-governador conferiu de perto a implantação dos leitos, salas cirúrgicas e toda a estrutura do complexo hospitalar que deve ser ativado nos próximos meses.

“Nossa policlínica já está em pleno funcionamento e desempenha um papel estratégico na integração da atenção especializada. Juntos, a Policlínica e o Hospital formarão um complexo regional capaz de oferecer atendimento próximo, humano e resolutivo à população de Dourados e de toda a região do Cone Sul”, afirmou a diretora geral do Hospital Regional, Andréia Alcântara.

O médico João Ângelo Hoffmann, diretor técnico do Hospital Regional, também acompanhou a visita e demonstrou otimismo diante da mudança para a saúde pública da região. “Esse é um centro diagnóstico e terapêutico que irá concentrar um volume significativo de consultas ambulatoriais especializadas, resolver o gargalo dos exames de alta complexidade – como tomografia, densitometria e mamografia – e ainda oferecer procedimentos cruciais como endoscopia e colonoscopia, tudo no mesmo lugar”, afirmou. “A Policlínica está sendo um ganho enorme para o SUS na região, melhorando de forma valiosa o fluxo e o acesso para a população”, acrescentou.

Sobre o Hospital Regional de Dourados
Localizada às margens da BR-463, a Policlínica Cone Sul, primeira etapa do Hospital Regional de Dourados, iniciou os atendimentos no dia 29 de setembro. A unidade é gerida pela Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir) e já oferece consultas ambulatoriais e exames de média e alta complexidade, ampliando o acesso e diminuindo a necessidade de deslocamento de pacientes.

De acordo com o Contrato de Gestão firmado entre a Agir e a Secretaria de Estado da Saúde, o Hospital Regional de Dourados tem capacidade para realizar cerca de 6.900 consultas e exames de apoio diagnóstico por mês, considerando as três unidades que o compõem.



Veja a Matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.