Secretaria de Saúde orienta população sobre serviços do SAMU 


Objetivo é conscientizar para que o serviço seja acionado apenas em casos de real necessidade 

A Prefeitura de Ponta Porã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está desenvolvendo uma campanha de orientação à população sobre o funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A ação tem como objetivo esclarecer quando o serviço deve ser acionado e evitar solicitações indevidas que possam comprometer o atendimento a casos realmente urgentes. 

O SAMU funciona 24 horas por dia, atendendo gratuitamente toda a população de Ponta Porã. O socorro é acionado pelo número 192, e o atendimento é realizado em qualquer ponto do município. 

Ao ligar para o SAMU, o cidadão é atendido inicialmente por técnicos da Central de Regulação, que identificam a emergência e transferem a chamada para o médico regulador. Esse profissional avalia a gravidade do caso, orienta o paciente ou quem fez a ligação sobre os primeiros procedimentos e define o tipo de atendimento necessário. 

Dependendo da situação, o médico pode recomendar apenas a busca por uma unidade básica de saúde, ou, em casos mais graves, determinar o envio de uma ambulância de suporte básico ou avançado, com equipe de socorristas. Como autoridade sanitária, o médico regulador também comunica os hospitais públicos sobre urgências e emergências, garantindo a reserva de leitos para continuidade do atendimento. 

A Secretaria de Saúde reforça que o SAMU deve ser acionado apenas em casos de urgência e emergência, como: 

Problemas cardiorrespiratórios 

Crises hipertensivas 

Intoxicações exógenas 

Acidentes com vítimas e traumas 

Queimaduras graves 

Tentativas de suicídio 

Afogamentos 

Choques elétricos 

Maus-tratos 

Acidentes com produtos perigosos 

Trabalho de parto com risco de morte da mãe ou do bebê 

Transferência inter-hospitalar de pacientes em risco de morte 

Por outro lado, não é necessário acionar o SAMU em situações de menor gravidade, como: 

Troca de sonda ou curativo 

Cortes leves com pouco sangramento 

Transporte de óbito 

Febre prolongada, dores crônicas, vômito ou diarreia 

Dor de dente 

Entorses e pequenas lesões 

Com a campanha, a Secretaria de Saúde busca reforçar o uso consciente do serviço, garantindo que as equipes do SAMU estejam sempre disponíveis para atender quem realmente precisa de atendimento de urgência. 

O secretário municipal de Saúde, Daniel Kayatt, destacou a importância da conscientização da população sobre o uso correto do serviço. “O SAMU é um serviço essencial e salva vidas todos os dias, mas é fundamental que a população compreenda que ele deve ser acionado apenas em situações de urgência e emergência. Quando o serviço é utilizado de forma indevida, há o risco de atrasar o socorro a quem realmente precisa. Nosso objetivo é garantir um atendimento rápido e eficiente para os casos graves”, afirmou o secretário. 

No mês de maio passado, o prefeito Eduardo Campos entregou mais uma ambulância zero quilômetro para o SAMU de Ponta Porã – Foto: Arquivo 



Veja a matéria Completa

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.