Prefeitura avança na retirada de árvores condenadas e inicia replantio em novembro


A Prefeitura de Dourados, por meio do Instituto do Meio Ambiente (Imam), avança no trabalho de supressão de árvores condenadas e inicia, em novembro, o plantio de novas mudas em diversos pontos da cidade. As ações têm como objetivo garantir mais segurança à população e reduzir riscos de acidentes causados pela queda de galhos ou árvores comprometidas, especialmente em períodos de chuva e ventos fortes.

Na Rua Monte Alegre, uma das vias de maior tráfego da cidade, já foram suprimidas 95 árvores das espécies flamboyant, alfeneiro e sibipiruna. O serviço, inédito em Dourados, representa um avanço importante na prevenção de acidentes e na requalificação da arborização urbana. A medida atende determinação do prefeito Marçal Filho, que tem investido na prevenção com podas de árvores e supressão de árvores condenadas desde o primeiro mês de governo.

De acordo com o diretor-presidente do Imam e secretário municipal de Planejamento, Fábio Luis da Silva, a meta é concluir a supressão de 440 árvores até dezembro. “É um trabalho que envolve diversos setores — desde a empresa contratada até a concessionária de energia e a coordenação do trânsito — sempre priorizando a segurança e o bem-estar da população”, explica. “Quando identificamos árvores condenadas que já encostam na rede elétrica, o serviço é executado com todos os cuidados para evitar interrupções no fornecimento de energia”, completa.

O trabalho é conduzido pela empresa especializada Progaia Engenharia e Meio Ambiente Ltda, contratada pela administração municipal. Além da retirada segura, a empresa realiza a trituração dos resíduos vegetais, remoção de tocos e destinação adequada do material, seguindo as diretrizes do Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU).

Nos próximos dias, as equipes atuarão também na Avenida Marcelino Pires, Avenida Joaquim Teixeira Alves e outras vias centrais. Todas as árvores destinadas à supressão estão devidamente sinalizadas, e a relação completa foi publicada no Diário Oficial do Município de 1º de setembro.

Ainda conforme o diretor-presidente do Imam, o município iniciará o plantio de cerca de 800 mudas de espécies nativas em novembro, período de maior incidência de chuvas, o que favorece o enraizamento e o crescimento saudável das plantas. “Planejamos cada etapa para garantir que Dourados continue sendo uma cidade verde, mas com segurança e sustentabilidade”, reforça Fábio Luis.



Veja a Matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.