Polícia Ambiental alerta para início do defeso e reforça fiscalização em Mato Grosso do Sul


O 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (2º BPMA) de Mato Grosso do Sul está reforçando as orientações e o alerta para o início do período de defeso, conhecido como Piracema, que visa proteger a reprodução dos peixes nos rios do estado.

O período de proibição de pesca terá datas diferentes, a depender da localização. Nos rios estaduais de Mato Grosso do Sul, o defeso começa em 5 de novembro e se estende até 28 de fevereiro. Já na calha do Rio Paraná, seguindo a Instrução Normativa 25/2009 do IBAMA, a restrição começa mais cedo, em 1º de novembro, mantendo o encerramento em 28 de fevereiro.

Durante o intervalo da Piracema, a pesca fica totalmente proibida em todas as suas modalidades, incluindo a pesca esportiva na modalidade pesque e solte e a pesca de barranco. A medida é fundamental para garantir a renovação dos estoques naturais e a sustentabilidade dos ecossistemas aquáticos.

A PMA alerta que o desrespeito ao Decreto Estadual nº 15.166 e à Instrução Normativa do IBAMA é considerado crime ambiental, sujeito a rigorosas penalidades. Pescadores flagrados durante o período de defeso podem ser alvo de multas e detenção, conforme previsto na Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais).

Balanço da Fiscalização Anterior Demonstra Rigor da PMA

O 2º BPMA destacou a firmeza de sua atuação na última Piracema (2024–2025) na bacia do Rio Paraná. As ações de fiscalização resultaram em números expressivos:

  • 83 autos de infração;
  • 18 prisões em flagrante;
  • Total de R$ 139.774,00 em multas aplicadas.

Entre os materiais apreendidos, somam-se 725 kg de pescado, 7 embarcações, 5 motores de popa, 3.240 metros de redes de arrasto e 157 anzóis de galho. No total, a operação envolveu 223 patrulhamentos fluviais, 5.828 veículos e 4.669 pessoas fiscalizadas por terra.

A corporação assegura que, para o novo período, as ações de fiscalização e monitoramento serão intensificadas em rios, lagos e afluentes de todo o estado, com o objetivo de proteger a biodiversidade aquática e garantir o futuro da atividade pesqueira em Mato Grosso do Sul.



Veja a Matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.