China zera importações de soja dos EUA pela 1ª vez em sete anos



A China não importou soja dos Estados Unidos em setembro pela primeira vez desde novembro de 2018, com os embarques caindo a zero. Em contrapartida, as compras de soja da América do Sul cresceram em relação ao ano anterior. O movimento ocorre em meio à disputa comercial entre os dois países e às tarifas impostas pelos EUA sobre produtos chineses.

  • Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 🌱

Protagonismo da soja brasileira

Segundo a consultoria Safras & Mercado, as importações de soja do Brasil subiram 29,9% em setembro em relação ao ano anterior, alcançando 10,96 milhões de toneladas, segundo dados da Administração Geral da Alfândega.

No acumulado do ano, o volume importado do Brasil chegou a 63,7 milhões de toneladas, 2,4% acima do registrado em 2024. Da Argentina, o país importou 1,17 milhão de toneladas, alta de 91,5% frente ao mesmo mês do ano passado.

Possível acordo em pauta

Diante desse cenário, o presidente americano, Donald Trump, afirmou que pode reduzir tarifas sobre produtos chineses, mas impôs condições. Entre elas estão a retomada das compras de soja pela China “nos volumes de antes” e o fim do envio de fentanil (droga sintética) aos Estados Unidos.

Trump disse manter uma “boa relação” com o presidente chinês Xi Jinping, mas reforçou que espera compromissos concretos antes de rever as sobretaxas impostas a Pequim.



Veja a matéria completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.