Chuva forte, frio e ventos acima de 50 km/h ; veja a previsão do tempo



O Brasil terá condições de tempo bastante variadas nesta quarta-feira (22). Segundo a Climatempo, o destaque fica para a chuva forte no litoral da Bahia, o frio persistente no Sudeste e ventos intensos em diferentes áreas. Enquanto isso, o calor e o ar seco voltam a ganhar força no Centro-Oeste e em parte do interior paulista.

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.

Sul

A circulação de ventos associada a uma área de alta pressão mantém o tempo firme nos três estados do Sul. O sol predomina entre poucas nuvens, sem previsão de chuva na maior parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

No entanto, pancadas fracas e isoladas podem ocorrer no litoral norte catarinense e paranaense, devido à umidade marítima. As temperaturas voltam a subir, principalmente no interior gaúcho, onde o frio dá lugar a uma sensação de tempo mais ameno e até calor à tarde.

Os ventos seguem intensos, podendo ultrapassar 50 km/h no noroeste do Paraná e no litoral do Rio Grande do Sul.

Sudeste

O tempo permanece estável em quase toda a região. Pancadas fracas e isoladas podem ocorrer no litoral de São Paulo, na Baixada Fluminense e no litoral do Espírito Santo, onde a umidade marítima mantém o céu encoberto. Na Serra da Mantiqueira, há risco de geada ao amanhecer por causa das baixas temperaturas.

Em São Paulo e Minas Gerais, o sol predomina e as temperaturas sobem à tarde, especialmente no interior, com umidade relativa do ar abaixo de 30% em várias cidades.
Na capital paulista, a manhã será fria, com mínima de 11 °C, e à tarde os termômetros chegam a 24 °C, com sol entre nuvens.

Centro-Oeste

A instabilidade se concentra no Mato Grosso, com pancadas de chuva moderadas a fortes, principalmente no norte do estado. Já em Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul, o tempo será seco e ensolarado. O calor aumenta ao longo do dia, e a umidade do ar pode atingir níveis críticos. No Mato Grosso do Sul, rajadas de vento podem passar dos 50 km/h, e as máximas superam 35 °C em cidades da metade sul.

Nordeste

O Recôncavo e o Litoral Norte da Bahia seguem em alerta para chuva forte e volumosa, com risco de alagamentos e transtornos. Mesmo com o afastamento da frente fria, o fluxo de umidade ainda atua sobre a costa baiana. As chuvas também atingem Sergipe, Alagoas, Piauí e Maranhão, de forma mais irregular e com menor intensidade. No interior do Nordeste, o tempo volta a ficar seco e quente, especialmente no Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Norte

As instabilidades atmosféricas se espalham por quase toda a região, com chuvas fortes e temporais isolados ao longo do dia em Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará e Tocantins.
No Amapá, o tempo segue mais aberto, sem expectativa de chuva significativa.



Veja a matéria completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.