Após ciclone e frente fria, chuva forte atinge alguns estados; veja a previsão do tempo



Após a passagem de ciclone associado a uma frente fria durante o fim de semana no Sul do país, o tempo segue instável na região nesta segunda-feira (29). Um sistema de baixa pressão atmosférica na altura do Paraguai provoca pancadas de chuva no Sul, especialmente no Paraná, enquanto o tempo seco preocupa estados do Sudeste, Centro-Oeste e parte do Nordeste, segundo a Climatempo.

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.

No Paraná, a chuva pode começar ainda pela manhã no oeste e norte do estado, com intensidade moderada a forte, acompanhada de raios e ventos de até 70 km/h. À tarde, as instabilidades se espalham pelo noroeste e norte. Já áreas do leste e do litoral paranaense devem ter tempo mais aberto, apenas com aumento de nuvens.

Em Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul, a umidade favorece pancadas localizadas durante o dia, que perdem força à noite. Nas demais regiões gaúchas, o tempo fica firme, com aumento das temperaturas, especialmente no oeste e Missões.

No Sudeste, o destaque é a baixa umidade relativa do ar, que deve ficar entre 20% e 12% em áreas do norte e noroeste de São Paulo, Triângulo Mineiro, oeste e noroeste de Minas Gerais. Não há previsão de chuva nas capitais, e em São Paulo a temperatura sobe durante a tarde.

No litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, pode ventar moderadamente, com rajadas de até 50 km/h. À tarde, calor e umidade favorecem pancadas de chuva no oeste e sudoeste paulista.

Enquanto no Centro-Oeste, áreas de instabilidade permanecem em Mato Grosso do Sul, com risco de chuva moderada a forte no centro-sul e sudoeste do estado. No Mato Grosso, a chuva enfraquece, mas ainda ocorre no extremo noroeste. Já no norte de Goiás e leste de Mato Grosso, a umidade do ar cai para níveis críticos, abaixo de 12%. Em Cuiabá, Brasília e Goiânia, o tempo segue firme, com forte elevação de temperatura.

Já no Nordeste, as instabilidades ficam restritas ao litoral de Sergipe e Alagoas, com pancadas isoladas e tempo abafado em Maceió. Nas demais áreas, o predomínio é de sol e calor, com queda da umidade entre 30% e 21% no interior do Piauí, Maranhão, Bahia, Pernambuco e Ceará.

E no Norte, o tempo segue instável no Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, com risco de temporais no noroeste amazonense e chuva forte em RR, AC e norte de RO. O Pará pode registrar pancadas isoladas na divisa com o Amazonas. Já Amapá e Tocantins devem ter predomínio de sol. No sul do Tocantins, a umidade entra em situação de emergência, abaixo de 12%.



Veja a matéria completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.