Temporais e risco de queimadas em algumas regiões; veja a previsão do tempo para hoje



A presença de um sistema de baixa pressão, somado ao fluxo de ar quente e úmido do Norte do Brasil e a presença de um cavado meteorológico nos níveis médios da atmosfera, aumenta a umidade sobre o Sul do nesta segunda-feira (15). No Rio Grande do Sul, as pancadas de chuva começam a se espalhar ainda pela manhã, com risco para alguns temporais no meio-oeste, na região central e na Serra Gaúcha, chuva que pode vir acompanhada por raios e trovoadas.

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.

A situação é de atenção para o sudoeste e leste do RS, pela ocorrência de chuva moderada a forte, inclusive em Porto Alegre. No decorrer do dia, a chuva se espalha por áreas do oeste, sul e leste de Santa Catarina, variando entre moderada e forte intensidade, principalmente em regiões próximas ao estado gaúcho. No Paraná, as instabilidades começam a avançar por áreas do sul e sudoeste paranaense a partir da tarde, se espalhando para as demais regiões já no período da noite. A semana ainda começa com sol e nebulosidade variável em Curitiba e Florianópolis, com possibilidade de chuva só à noite nas capitais. O norte do PR, continua com o padrão de tempo firme, muito calor e ar mais seco.

No Sudeste, a circulação de ventos úmidos que sopram do oceano em direção ao continente mantém as instabilidades sobre o norte do Rio de Janeiro e o litoral e norte do Espírito Santo. A previsão é de pouca chuva e de forma mal distribuída em Vitória, intercalando períodos de sol durante a manhã e a tarde. No norte do Rio, a chuva cai de forma rápida entre o final da manhã e início da tarde.

São Paulo e Minas Gerais começam a semana com tempo firme, mais sol no decorrer do dia, calor e ar muito seco, especialmente no interior. Segunda, sem chuva na cidade de SP e máxima subindo até os 29 °C. A umidade relativa do ar continua em alerta no noroeste e norte paulista e entre o Triângulo e noroeste mineiro ao longo da tarde. Atenção ainda voltada com o risco elevado de queimadas no interior da região.

Enquanto no Centro-Oeste, a umidade presente na atmosfera, estimulada pelo fluxo de umidade entre Amazonas e Rondônia, provocam pancadas de chuva irregulares na região central, no oeste e norte de Mato Grosso neste começo de semana – manhã se segunda com muito sol e rápida elevação de temperatura.

Durante a tarde a combinação de calor e umidade pode estimular núcleos mais isolados e localizados sobre Cuiabá, com previsão de chuva moderada. Atenção entre o oeste e noroeste do estado, para pancadas mais fortes. Pode chover também, de maneira pontual e isolada, no oeste e sul de Mato Grosso do Sul, no final do dia, pela atuação do cavado sobre o Sul do país.

Nas demais regiões, entre Goiás e o Distrito Federal, o predomínio continua sendo de tempo aberto, com calor intenso e alerta de baixa umidade durante o dia – Brasília, Goiânia, Campo Grande e o extremo sul de MT, com alerta para valores entre 20 e 12%.

Já no Nordeste, a circulação de ventos marítimos mantém a ocorrência de chuva sobre parte da costa leste da Região. Pode chover de forma moderada no Recôncavo baiano, entre o litoral do Sergipe e Pernambuco, intercalando aberturas de sol. Pode chover de maneira isolada e mais rápida no litoral da PB e do RN, em Natal, atenção com rajadas de ventos forte de até 70 km/h.

No interior nordestino segue com predomínio de tempo firme, bastante calor e baixa umidade do ar no período da tarde – os índices mais críticos continuam sendo registrados entre o sul do Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, com alerta para umidade entre 20 e 12% e calorão acima de 35 °C.

E no Norte, a combinação de calor e umidade mantém o tempo instável no Amazonas, no oeste e sul de Roraima e no centro-sul de Rondônia – o sol, aparece entre nebulosidade variável e pode chover a qualquer momento – a situação é de atenção para pancadas moderadas a forte, não descartando alguns temporais localizados. As capitais, Macapá e Belém, começam a semana sem chuva, com muito sol e calor. O ar seco ainda mantém os baixos índices de umidade relativa do ar em todo o Tocantins e o risco de queimadas continua alto na região ao longo do dia.



Veja a matéria completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.