Coalizão pela Pré-Escola inicia ações em Mato Grosso do Sul para fortalecer a Educação Infantil


A Coalizão pela Pré-Escola inicia suas ações em Mato Grosso do Sul com o objetivo de fortalecer as políticas públicas voltadas à Educação Infantil, especialmente na pré-escola. A iniciativa propõe uma atuação conjunta entre o governo estadual e os municípios, apoiando o planejamento, a formação e o acompanhamento pedagógico das redes públicas de ensino.

Formada pelas fundações Bracell, Itaú | Itaú Social, Maria Cecilia Souto Vidigal, Van Leer, Instituto Natura e VélezReyes+, a Coalizão reúne experiências complementares para o fortalecimento da educação infantil no país. A formalização da parceria com a SED (Secretaria de Estado de Educação) ocorreu ontem (13), durante o Encontro de Dirigentes Municipais de Educação, promovido pela Undime/MS, em Campo Grande.

Mato Grosso do Sul é um dos estados contemplados na fase inicial das ações, que têm como foco a melhoria da qualidade da pré-escola em todos os municípios. A proposta busca promover o desenvolvimento integral das crianças de quatro e cinco anos, em consonância com as diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e com os Parâmetros Nacionais de Qualidade e Equidade na Educação Infantil, definidos pelo MEC (Ministério da Educação).

A primeira etapa do trabalho será a realização do Diagnóstico da Qualidade da Pré-Escola, com base na EAPI (Escala de Avaliação de Ambientes de Aprendizagem dedicados à Primeira Infância). O instrumento, adaptado ao contexto brasileiro, foi desenvolvido com a colaboração de especialistas, pesquisadores e técnicos de redes públicas. Ele permite identificar boas práticas, desigualdades e oportunidades de melhoria, fornecendo dados que orientam o planejamento e a tomada de decisões em nível estadual e municipal.

Com os resultados, a Coalizão apoiará a SED/MS na elaboração e implementação de planos de ação e formações continuadas voltadas a professores, coordenadores e gestores. A iniciativa reforça o compromisso do estado em garantir uma Educação Infantil de qualidade, inclusiva e equitativa, por meio do fortalecimento do regime de colaboração com os municípios.

As ações estão estruturadas em cinco eixos principais:

  • Acesso e permanência: assegurar matrícula e frequência de todas as crianças de quatro e cinco anos;
  • Qualidade e equidade: fortalecer espaços, práticas e processos formativos, respeitando as realidades locais;
  • Formação e valorização dos profissionais: promover capacitação contínua e valorização docente, com apoio técnico e materiais alinhados à BNCC;
  • Gestão democrática e colaboração: incentivar a participação das famílias, conselhos e sociedade civil na construção das políticas de Educação Infantil;
  • Integralidade e intersetorialidade: integrar ações entre educação, saúde e assistência social para garantir o desenvolvimento pleno das crianças.

Entre as próximas etapas estão a aplicação da EAPI em uma amostra de escolas — abrangendo 282 turmas de oito municípios —, a formação e o acompanhamento das equipes regionais de educação, o fortalecimento do regime de colaboração entre estado e municípios e a criação de mecanismos de monitoramento e comunicação voltados à primeira infância.

Até o final de 2026, está prevista a conclusão do diagnóstico e o planejamento das ações conjuntas entre o governo estadual e os municípios. O estado do Piauí também participará da fase inicial, com possibilidade de expansão da metodologia para outras redes de ensino do país.

O lançamento da Coalizão pela Pré-Escola em Mato Grosso do Sul reforça o compromisso de garantir que toda criança tenha acesso a uma educação de qualidade desde os primeiros anos, encontrando na escola um espaço de afeto, aprendizagem e construção de futuro.



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