Congresso marca para quinta a análise dos vetos presidenciais à Lei de Licenciamento Ambiental



O Congresso Nacional vai se reunir nesta quinta-feira (27), às 10h, para analisar uma série de vetos presidenciais que estão travando a pauta legislativa. A sessão foi convocada pelo presidente do Senado e do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP), e terá como destaque a votação dos vetos à Lei 15.190/2025, que trata do licenciamento ambiental no Brasil.

Segundo Alcolumbre, a convocação segue um cronograma acordado previamente com as lideranças partidárias. O senador ressaltou que, nos últimos meses, parlamentares cobraram insistentemente a realização de uma sessão conjunta para destravar os vetos pendentes.

O presidente do Congresso afirmou que pretende cumprir suas atribuições e dar andamento às deliberações. “Esta Presidência era cobrada em quase todas as sessões deliberativas sobre a necessidade de apreciarmos os vetos pendentes. O presidente do Congresso não se furtará de exercer seu papel” destacou.

Pauta inclui licenciamento ambiental, Propag e projetos orçamentários

  • Além dos vetos à lei de licenciamento ambiental, também serão analisados os vetos: Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag)
  • A sessão deve ainda votar dois projetos de lei do Orçamento:
  • PLN 14/2025: abre crédito suplementar de R$ 42,2 bilhões para a Seguridade Social;
  • PLN 30/2025: amplia recursos para reajustes salariais e provimento de quase 2 mil cargos das forças de segurança do Distrito Federal.

Vetos travam votações da LDO e da LOA

O líder do Governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), ressaltou a urgência da análise dos vetos, que impedem o avanço das discussões da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA), previstas para votação em 5 e 17 de dezembro.

Randolfe afirmou que está dialogando com governistas e oposicionistas para buscar acordo em parte dos vetos. “Não é possível adiar indefinidamente essas sessões. Alguns temas podem ir a voto com acordo; outros, o governo defenderá a manutenção dos vetos. Mas a votação precisa ocorrer “, disse.

A expectativa é que a apreciação dos vetos à Lei de Licenciamento Ambiental concentre grande parte das atenções, já que o tema é sensível para o setor produtivo e órgãos ambientais.



Veja a matéria completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.