Congresso na Embrapa Soja debaterá agricultura de baixa emissão de carbono



As ações de mitigação aos efeitos das mudanças climáticas para a agricultura paranaense estarão no centro das discussões do 3° Congresso Paranaense de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, que começa amanhã (23), às 8h, na sede da Embrapa Soja, em Londrina (PR).

  • Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 🌱

O evento, que segue até quarta-feira (24), das 8h às 18h, é uma iniciativa do Grupo Gestor do Programa ABC+ do Paraná e está sendo promovido pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, CS Consultoria Ambiental, Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto, Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina, Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina e Embrapa.

“Nosso objetivo é atualizar os participantes sobre iniciativas de adaptação e de mitigação às mudanças climáticas para a agricultura no Paraná. Neste sentido, estamos trazendo especialistas para apresentar e discutir temas relevantes para técnicos e produtores agropecuários, assim como compartilhar as iniciativas e as ações que vêm sendo realizadas no Paraná”, afirma a chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Soja, Roberta Carnevalli.

Programação do congresso

A programação do primeiro dia, 23 de setembro, será aberta pela manhã com palestra sobre a Conferência das Partes (COPs), seguida do painel sobre a conjuntura das negociações da COP, com discussões sobre os avanços e necessidades da COP 29 para o setor agrícola, expectativas para a COP 30 e estratégias para fortalecer a imagem da agricultura sustentável brasileira.

À tarde, entre 14h e 16h, o painel sobre mercado de carbono tratará do papel do Sistema Plantio Direto na restauração do estoque de carbono do solo e das políticas públicas necessárias para sustentar o setor agropecuário. Encerrando o dia, das 16h às 18h, o painel sobre carbono na produção agropecuária abordará as práticas de agricultura, pecuária e floresta de baixo carbono, destacando técnicas de sequestro e redução de emissões ao nível de fazenda.

Na quarta-feira, 24 de setembro, as atividades começam às 8h com o painel sobre o carbono no mercado financeiro, com análises dos cenários internacional e nacional. Em seguida, entre 10h e 12h, haverá discussões sobre movimentações financeiras baseadas em carbono, incluindo oportunidades em linhas de crédito, seguros agrícolas e investimentos em fundos de carbono.

No período da tarde, das 14h às 17h40, o congresso se dedica ao papel dos biocombustíveis na agricultura de baixa emissão de carbono, tratando dos desafios e oportunidades, da política brasileira RenovaBio e das perspectivas de mercado para o setor.



Veja a matéria completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.